[MUITO ALÉM DO SABOR] Panela Mineira Restaurante, em São José dos Campos

Ambiente, comida e atendimento que faz jus ao nome, restaurante tem comida típica a self-service

por Carolina Veneziani e Dimas Vilas Boas

Se o Censo do IBGE fosse determinar quais cidades fora de Minas Gerais são mais mineiras, São José dos Campos poderia facilmente encabeçar essa lista. E entre tantos mineiros de identidade ou de coração, uma dupla resolveu atravessar a ponte Minas Gerais e espalhar a tradição pros lados da Zona Sul, mais precisamente no Bosque dos Eucaliptos.

O restaurante Panela Mineira reproduz exatamente o que um autêntico cantinho mineiro deve ter: fogão de lenha, decoração própria, jeitinho caseiro e muita, mas muita fartura. Para entender melhor o que significa tudo isso, nossa equipe visitou a casa em um almoço típico de sexta-feira e traz agora a resenha completa.

A primeira impressão de quem visita a casa é que está prestes a vivenciar uma experiência que vai além do simples gesto de almoçar. Na parede, um imenso mural com clientes que passaram por lá. Pessoas anônimas a maioria, mas chegadas das proprietárias e da equipe. Ao contrário de uma famosa pastelaria da Serra da Mantiqueira, não são só os globais, mas trabalhadores, donas de casa e estudantes as estrelas que são agraciadas nas fotografias. Justa homenagem!

O sistema é de self-service, como na imensa maioria dos restaurantes standard, mas a escolha do que colocar no prato se torna um pouco mais complexa ao explorar cada cantinho. Uma mesa com opções vegetarianas e veganas como um hambúrguer caseiro à base de soja; uma outra mesa com varias opções de saladas e, finalmente, o fogão à lenha, que merece um parágrafo a parte.

Das cerca de trinta e cinco opções do cardápio diário, entre dez e doze são carnes. Exagero? De forma alguma, é exigência mineira, uai! Você já viu comida mineira ser pouca? Pois a cozinha da Panela Mineira não faz feio. Peixes, frangos, carnes de vaca, de porco… de todo o jeito: frita, assada, gratinada, grelhada. E não faltam os típicos acompanhamentos mineiros: polenta, couve, torresmo que dão água na boca, entre outros para os menos chegados das iguarias caipiras.

Sucos, refrigerantes ou águas acompanham os pratos e claro, como toda casa de Minas, um café pretinho na saída é cortesia da casa, que aceita as principais bandeiras de débito, crédito e refeição. Aos clientes fieis vale a promoção cartão fidelidade, uma espécie de recompensa comprou ganhou: a cada dez marmitex, uma é por conta da casa. Mas tem que carimbar o cartão.

Seja pelo ambiente acolhedor (o salão principal tem mesas bistrô, mesas para duas, quatro ou mais pessoas e uma mesa bem típica para cerca de dez pessoas e no segundo andar outros quatro espaços mais reservados), pela equipe bem acolhedora e solícita ou pelo sabor de comida caseira, o Panela Mineira vai te encantar.

O restaurante funciona de segunda à sexta, das 11h às 14h30 e aos sábados, das 11h às 15h e fica na Avenida Ouro Fino, 2248, no Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos. Pedidos e reservas são feitas nos números (12) 3916-3814 e 3018-9736 ou pelo whatsapp (12) 98134-3496. No instagram e facebook da casa você pode conferir as comidas típicas da casa e depoimentos de quem já visitou. E como nossa equipe percebeu, são vários e muito positivos, pois o restaurante faz jus ao estilo mineiro: aconchegante, saboroso e com gosto de quero mais. E com certeza você vai querer!

, , , , , ,