[MUITO ALÉM DO SABOR] Bistrô Paris 6, em São José dos Campos

Grife gastronômica de Isaac Azar está nas principais cidades do Brasil e estreia a temporada 2020 com nota máxima em todos os critérios; casa está desde novembro de 2018 em São José

por Carolina Veneziani e Dimas Vilas Boas, para outrosquinhentos.com

O restaurante Paris 6 pode ser conhecido por um, dois ou infinitos motivos: seja pelo cardápio requintado, apresentação dos pratos ou até mesmo pela própria ambientação, que remete aos cafés e brasséries parisienses. Fazer uma resenha da casa seria um tanto quanto repetitivo para uma grande parte dos fãs, apreciadores e até curiosos da gastronomia que fizeram a ponte Vale-São Paulo para conhecer onde tudo começou.

Claro que não deixaremos de fazê-la em respeito aos vários leitores que provavelmente não conheçam o conceito, mas este artigo tem um quê especial que vale toda a leitura: vamos desmistificar o que, de fato é, o projeto Muito Além do Sabor e o que levamos em consideração ao “avaliar” (leiam com muitas aspas) uma casa. Bela estreia para uma temporada 2020, não?

 

Menu bem servido de brusquetas dá as boas vindas à visita / Foto: Dimas Vilas Boas
Coq-au-vin à Pedro Tourinho / Foto: Dimas Vilas Boas

Sem mais delongas, Paris 6 Bistrô por Isaac Azar

Fiel às outras unidades da marca, o Paris 6 São José traz uma releitura das tradicionais opções gastronômicas do Sexto Distrito de Paris, ou 6th Arrondissement aos mais familiarizados. Essa região é repleta de cafés, brasséries (que são restaurantes mais descontraídos). Voltando ao Brasil, a filial de São José talvez seja diferente em um único aspecto das pioneiras da unidade: não funciona 24 horas. Mas, convenhamos? Não funcionaria numa cidade interiorana… ainda.

A primeira impressão quando se abre o cardápio é a de que se está num restaurante onde qualquer coisa que você pedir… você será atendido – sem exageros. Todos os pratos tem seus nomes inspirados em personalidades brazucas, seja do entretenimento, do esporte e afins. Então não se espante caso logo de entrada você receba um couvert de pães de queijo à Mauricio Meirelles e no prato principal um nhoque de brie à Marina Ruy Barbosa, por exemplo.

As opções de entradinhas são bem diversificadas, com porcões de batata, anéis de cebola, brusquetas, folhadinhos, dadinhos de tapioca… enfim, suficientes para ser pego pelo paladar logo de cara.

Entre os pratos mais selecionados, há uma variedade de sopas e cremes, saladas folhosas, carpaccios, ceviches e tartares. Pelo menos dez tipos de nhoques, diversas opções de massas, inclusive fit, risotos, peixes em filé, moquecas de frutos do mar, carnes e aves em cortes, montagens e combinações especiais. O cardápio apresenta também opções de hambúrgueres, cardápio kids e as sobremesas que dão um parágrafo à parte.

Tradicional mil-folhas à Thais Pacholek / Foto: Dimas Vilas Boas

É criação de Isaac Azar o Grand Gateau: sutilmente o chef resolveu colocar um picolé no meio do tradicional petit gateau e dar um volume de proporção e apetite ainda maiores à sobremesa. Além desta que é uma das marcas registradas da casa, o Paris 6 apresenta também mix de frutas da estação, diversos sabores de musses, frutas caramelizadas, crepes recheadas, tortinhas, profiteroles, cheesecakes, creme brulê entre outros.

Adicional ao generoso cardápio de pratos e outro de sobremesas, a carta de vinhos, espumantes e champanhas e as opções de drinques clássicos, coqueteis especiais e opções não-alcoólicas complementam um dos menus mais completos da região.

Happy hour de segunda à sexta traz promoções em comidinhas e bebidas / Foto: Dimas Vilas Boas

Nossas opções foram a brusqueta caprese à Walter Casagrande de entrada, coq-au-vin à Pedro Tourinho e ceviche de tilápia à Nando Rodrigues como pratos principais, acompanhados pela tradicional caipirinha de abacaxi, mojito e drink soda, à base de morangos e cranberry. Para a sobremesa experimentamos o mil-folhas tradicional à Thais Pacholek.

Uma casa, uma experiência

O restaurante de São José atende até 120 pessoas em sua lotação máxima, com opções de reserva via aplicativo ou site, na qual já dispõe de campo para necessidades especiais de atendimento. No geral, a casa reproduz fielmente a identidade Paris 6: um cenário tipicamente parisiense com tributos às personalidades brasileiras. A unidade funciona de domingo à quinta-feira, das 12h às 23h e sextas-feiras e sábados das 12h às 00h e fica dentro do Vale Sul Shopping, na Avenida Andrômeda, 227, Jardim Satélite, em São José dos Campos. Seu telefone é (12) 3346-0900 e há opções de download do aplicativo para android ou iOS. 

Afinal, o Paris 6 vai mesmo Muito Além do Sabor?

Com todas as licenças para tal e sem nenhum desprendimento em dizer: vai. E convenhamos, não se trata de bajulação da nossa parte – eles não precisam. Nós tivemos a oportunidade de conhecer outras unidades da marca, inclusive onde tudo começou, na Haddock Lobo, 1240, em São Paulo e confirmamos aqui, in loco, não há sequer um ponto fora do nosso olhar. Cabe aqui dizer algo prioritário: nos sessenta e seis critérios de avaliação de uma casa gastronômica que julgamos, um que é comum à grande maioria das pessoas passa longe aos nossos olhos, trata-se do preço praticado – e por motivos óbvios, afinal, bom atendimento diverge completamente de preço praticado alto ou baixo.

100% acessível: localização fácil dentro de shopping e equipe preparada conferem ao Paris 6 nota máxima em acessibilidade / Foto: Dimas Vilas Boas

E o que torna o Paris 6 nota dez em tudo? Além de atender a todos os critérios de localização, conforto, apresentação, atendimento, diversidade de pratos e produtos, conservação dos mesmos, organização, limpeza e disponibilidade de cozinha e chef responsável, o restaurante conta com ao menos um colaborador de sua equipe pronto a atender em outro idioma além do português, ao menos um colaborador pronto a atender em libras (Linguagem Brasileira de Sinais), pratos totalmente destinados a pessoas com restrições especiais alimentares e, por fim, o supra sumo da nossa visita: o cardápio em braille.

Tecnologia: desde a reserva que pode ser feita via site ou aplicativo até a avaliação na saída, restaurante se preocupa em se manter atualizado às tecnologias de conforto e atendimento / Foto: Dimas Vilas Boas

Um dos carros-chefe da ação Muito Além do Sabor, desde a sua criação, é valorizar as casas que têm a sensibilidade com portadores de necessidade especiais em todos os aspectos, desde a existência de rampas de acesso, piso tátil quando necessário, rampas, corrimões, atendimento em libras, mobiliário acessível, vagas reservadas de estacionamento e, recentemente, o cardápio em braille é amparado por legislação estadual. Sancionada pelo governador João Dória e de autoria da deputada Letícia Aguiar, a lei 17.196/19 normatiza a autorização da instalação de placas com cardápios em braille nos restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, motéis e estabelecimentos de atendimento ao consumidor no território do Estado de São Paulo.

Em 2020, ainda mais além

Focados ainda mais na iniciativa, a nossa equipe trará quinzenalmente as opções gastronômicas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte com critérios que ultrapassam o cardápio e os sabores dos bares e restaurantes da região.

Não se trata de uma avaliação que busca ranquear os melhores, mas sim tornar as experiências gastronômicas cada vez mais próximas de uma excelência, a partir de critérios pontuais que atendam às exigências do consumidor atual, como localização, apresentação da casa e dos pratos, conforto, atendimento, acessibilidade e inclusão, cozinha, elaboração e conservação de alimentos, pratos e outros diferenciais, distribuídos em mais de sessenta critérios.

Por que não divulgaremos os critérios antecipadamente e seremos cliente oculto?

Por razões óbvias. Uma vez que você se apresenta à casa, logo você será bem tratado. Imagine, só, caro leitor, se um jogador de futebol do momento ou artista renomado visitar algum restaurante. Alguém tem dúvida de que ele será tratado da melhor forma e com todas as regalias? É nessa tecla que vamos bater! Todo e qualquer cliente deve ser tratado igual pois são especiais. Por isso, o método já conhecido do cliente oculto é julgado pela nossa equipe como a melhor forma de avaliar os critérios de cada local.

Embarque na temporada 2020 do especial Muito Além do Sabor e fique por dentro da nossa caça aos restaurantes, bares e casas gastronômicas que te dão uma experiência diferenciada. Nos vemos em breve!

Se você deseja sugerir algum local, bar, casa gastronômica, restaurante, enfim, basta enviar um e-mail para contato@outrosquinhentos.com ou um whatsapp para (12) 99190 6677.

, , , ,