Mundialmente reconhecido, o muralista Eduardo Kobra

Eduardo Kobra é um artista brasileiro. Começou sua carreira como Street Art, depois se tornou um Muralista

por Marilda Serrano, para outrosquinhentos.com | São José dos Campos
04/09/2022 19h52

Também cria obras que simulam as dimensões. Kobra se tornou conhecido pelo projeto Muro das Memórias na cidade de São Paulo em 2007, onde retrata cenas antigas da cidade.

Em 2022, Eduardo Kobra (que desde o início da pandemia reduziu drasticamente o número de trabalhos e adiou ou cancelou 39 dos 40 convites que tinha para pintar no Exterior) presenteou o Hospital das Clínicas, em São Paulo, com o mural Metamorfoses, entregue em 14 de junho, Kobra, 47 anos, é um expoente da neo-vanguarda paulistana.

Começou como pichador, tornou-se grafiteiro e hoje se define como muralista. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop, e se espalha pela cidade e pelo mundo.

Agora, Eduardo Kobra transforma muros em janelas e celebra a diversidade cultural e étnica dos migrantes e refugiados. O mural “Janelas Abertas para o Mundo”, de 736m², em frente ao Museu da Imigração, na zona Leste de São Paulo, traz oito personagens reais. O muralista destaca a importância do acolhimento.

“É preciso abrir as janelas, mas também as portas, os olhos e os corações para acolher essas pessoas que abdicaram de suas pátrias e precisaram, por diversas razões, se deslocar. Que sejam felizes e consigam reconstruir suas vidas no solo brasileiro”, afirma.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , , , , ,