Museus de São José são atrações do City Tour deste sábado

O Museu de Esportes e o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) são as atrações do programa City Tour deste sábado (10) em São José dos Campos

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
07/09/2022 13h05

Os passeios são gratuitos com acompanhamento de guias especializados. As inscrições podem ser feitas até 12h de sexta-feira (9) pela Central 156, no Quiosque do Turismo, localizado na Orla do Banhado, ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa City Tour, coordenado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura.

A concentração para a saída está marcada para 8h30 na portaria de entrada do Parque da Cidade Roberto Burle Marx. O encerramento está previsto para 13h, com retorno ao local.

Atrativos

O Museu de Esportes de São José foi inaugurado em julho de 1999. Está em exposição no local a memória esportiva municipal, com amplo acervo esportivo das principais conquistas da cidade e de seus atletas em várias modalidades.

A primeira sede do museu foi a antiga capela ao lado do Centro Esportivo Casa do Jovem, na região norte. Em seguida, ocupou o subsolo do prédio da antiga Câmara Municipal, na região central. Hoje, está instalado em local amplo e moderno no interior do Estádio Martins Pereira, onde recebe visitas de estudantes, munícipes e turistas.

Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.

Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,