Novo abrigo de animais é inaugurado em Jacareí

Centro cirúrgico, gatil e ambulatório fazem parte do espaço. Ideia é unir proteção aos abrigados e ampliar a adoção responsável 

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
02/10/2022 18h37

Foi entregue na manhã desta sexta-feira (30) o novo Abrigo Transitório de Animais, em Jacareí. O espaço é completo e com área de banho e tosa, gatil, centro cirúrgico, ambulatório e toda estrutura necessária para o correto funcionamento, como lavanderia, almoxarifado e depósito.

Com as obras, a capacidade total pode chegar a 73 cães de porte médio e 30 gatos, simultaneamente, ultrapassando 100 abrigados. Ainda assim, a política proposta visa ter uma acolhida adequada aos animais, de forma passageira, enquanto seguem para adoção, que já é permitida e terá novas formas de divulgação, com feiras no próprio abrigo, redes sociais e eventos da Prefeitura Municipal.

“Mais do que uma construção física, estamos construindo um novo jeito de olhar, uma política clara de resgaste aos animais para que, em um curto espaço de tempo, encontrem uma família”, destacou Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, sobre a busca por tutores responsáveis e que permitam um destino feliz para estes cães e gatos.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, esteve no evento e falou da importância de ter uma equipe comprometida, atuando no dia a dia. “Estas pessoas são um exemplo porque pensam no bem-estar animal 24 horas por dia. O novo abrigo atende a uma demanda da sociedade, que faz questão deste cuidado. Hoje é um dia importante em nossa cidade”, finalizou, ao lembrar da equipe clínica, formada por dois veterinários e três assistentes, além dos demais funcionários que também foram aplaudidos no ato.

Recursos

Os recursos que permitiram a reforma do antigo canil municipal, no bairro Cidade Salvador, e, consequentemente, a transformação do espaço no Novo Abrigo Transitório de Animais, são oriundos de emenda impositiva da vereadora Sônia Patas da Amizade, com valor total de obra de R$ 720.946,13, incluindo aditamento.

Já Pode ‘AU’dotar!

Os processos de adoção são permanentes e os interessados já podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana (Av. Getúlio Dorneles Vargas, nº 530, no Jardim Primavera).

Quem adota um animal, assina um termo de responsabilidade, disponibilizando endereço completo, para que os funcionários do Centro de Observação possam fazer o acompanhamento. O objetivo é saber se o animal será bem tratado. Todos os animais adotados são castrados, vermifugados, vacinados e microchipados.

Mais informações e dúvidas podem ser tratadas diretamente com a Diretoria de Proteção Animal, pelos telefones (12) 3955-9448 e (12) 3955-9468.

Abandono é Crime!

Abandonar ou maltratar animais é crime, previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, e pode causar detenção, multa e proibição da guarda.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,