Nutax Digital lança simulador para empresas testarem as mudanças que vêm com a CBS

Trata-se de uma tecnologia que ajuda empreendedores e seus times a entenderem todas as mudanças que vão acontecer com a substituição do Pis/Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo

A Contribuição sobre Bens e Serviços – CBS é a proposta do governo para substituir o PIS/COFINS. A alíquota prevista no PL 3.887/20 é de 12%, para débitos e créditos.

Entre todas as mudanças que a CBS propõe, a principal é a transformação completa na dinâmica de preços de compras e vendas para indústria, comércio e grande parte dos serviços.

A base de cálculo muda também e há a promessa de reduzir exceções e regimes especiais, o que deverá impactar na formação de preços e nos fluxos de caixa da grande maioria das cadeias produtivas.

Projeções com a implementação da CBS

Pensando em todas essas mudanças, a Nutax Digital ajuda gestores de impostos a projetar efeitos de mudanças no ambiente (lei, sistema, mercado) para facilitar a priorização e definição de ações para proteger os resultados do negócio e identificar oportunidades.

Em uma análise realizada com base nos dados de uma empresa de distribuição atacadista de alimentos, sofreria uma redução de 5,1% em sua margem caso absorvesse o aumento da contribuição ou teria que aumentar os seus preços em 1,9% para preservar suas margens.

Com isso, a Nutax lançou o Simulador CBS, que é um dashboard inteligente, construído com agilidade a partir de dados do SPED e de documentos fiscais eletrônicos, que permite que as empresas entendam os efeitos e interajam com seus fornecedores, clientes e equipe para preparar o negócio para a mudança.

Com o Simulador CBS, sua empresa usa análise e visualização de dados para:

– entender os efeitos consolidados sobre seu lucro bruto e outros indicadores financeiros;

– identificar os principais ofensores e colaboradores do resultado;

– analisar os efeitos sobre suas compras, priorizando conforme fornecedor, origem e outras variáveis relevantes para você;

– projetar os efeitos para cada um de seus clientes e traçar estratégias específicas;

– avaliar o impacto da mudança nos seus fluxos de caixa.

A ideia é que a empresa teste na prática as mudanças em diferentes cenários para compreender os impactos da CBS sobre o seu negócio. Assista ao vídeo e veja como é fácil usar o simulador.



, , , , , , ,