Ocupação Plástico Maravilha transforma resíduo plástico em bolsas, brinquedos e acessórios no Sesc Taubaté

Parte da programação do FestA! – Festival de Aprender, evento contará com miniusina de reciclagem em funcionamento e vai oferecer oficina de bolsas e acessórios feitos com o material, além de vivências diversas, entre os dias 12 e 17 de julho

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
13/07/2022 17h08

O Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo, com mais de 11 milhões de toneladas por ano, segundo estudo do Fundo Mundial para a Natureza, o WWF (sigla em inglês), divulgado em 2019. O país também é um dos que menos recicla esse tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado – aproximadamente 145 mil toneladas. Mas, e se nem todo o plástico fosse jogado fora? E se esse vilão do meio ambiente pudesse ser transformado, ao invés de descartado?

Munidos de papel manteiga, ferro de passar, agulha, linha e sacolas plásticas, os Criadores Astronáuticos da ocupação Plástico Maravilha pretendem diminuir o descarte de plástico. A combinação de ingredientes resulta na produção de uma bolsa que, além de sustentável, evita que mais sacolas plásticas sejam jogadas no lixo.

“A partir de técnicas caseiras, a gente consegue criar diversas peças novas em um processo artístico”, explica Vini Santana, criador do Coletivo Sítio do Astronauta. “A sacola, aquela de supermercado, se transforma em um tipo de tecido caseiro que pode ser costurado – nós chamamos esse processo de costuras plásticas. Você pode criar bolsas, acessórios, brinquedos e objetos sem precisar de muitas ferramentas e sem sair de casa.”

Todo esse processo estará disponível na Ocupação Plástico Maravilha, uma ação do coletivo Sítio do Astronauta em parceria com o Sesc que acontece durante a programação do FestA! – Festival de Aprender, no Sesc Taubaté. De 12 a 17 de julho, será possível entender um pouco mais sobre o plástico e o processo de reciclagem desse material, com uma miniusina de reciclagem composta por uma máquina trituradora e outra injetora.

Durante a ocupação, também haverá a Estação Costuras Plásticas, um espaço onde será possível conhecer e aprender esse processo de costura do plástico e ter acesso a objetos construídos a partir dessa técnica. O espaço ainda oferecerá projeção de vídeos explicativos sobre as máquinas e bancada com identificação dos tipos de plásticos, com suas respectivas classificações.

Também serão ministradas oficinas ao público, sempre às 15h. Nos dias 12 (terça), 14 (quinta), 15 (sexta) e 16 (sábado), a Oficina Costuras Plásticas vai mostrar como criar acessórios, bolsas e brinquedos, entre outros objetos, a partir de tecidos plásticos, que são produzidos com salas plásticas recicladas e ferro de passar roupas.

E nos dias 13 (quarta) e 17 (domingo), também às 15h, a Oficina Experiência Plástico Maravilha vai oferecer uma vivência com as máquinas da miniusina de reciclagem de plástico. Na atividade, os participantes vão trabalhar na criação de diferentes objetos ao mesmo tempo em que se inserem em uma ação que mescla sustentabilidade, arte e tecnologia, possibilitando uma ampla reflexão sobre a possibilidade de transformar resíduos e colaborar com um futuro mais verde e limpo.

Plástico Maravilha

O Plástico Maravilha é uma iniciativa sediada no Bairro do Souzas, na cidade de Monteiro Lobato (SP), coordenada pelo Coletivo Sítio do Astronauta. Foi inspirada no projeto Precious Plastic, de Dave Hakkens, que conta com mais de 500 coletivos no mundo e recicla anualmente em torno de 376 mil quilos de plástico.

Em Monteiro Lobato, o Plástico Maravilha surgiu em 2019, quando o coletivo Sítio do Astronauta construiu uma miniusina de reciclagem em uma escola pública da cidade, o Instituto Pandavas. Além dos equipamentos, foi oferecida uma formação em reciclagem de plástico para a comunidade.

Ocupação Plástico Maravilha

De 12 a 17 de julho (terça a domingo), das 14h às 18h

No Ginásio, no Sesc Taubaté

Oficina de Costuras Plásticas, nos dias 12 (terça), 14 (quinta), 15 (sexta) e 16 (sábado), às 15h

Oficina Experiência Plástico Maravilha, nos dias 13 (quarta) e 17 (domingo), às 15h

Atividade gratuita

Recomendação etária: todas as idades.

O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, na Esplanada Santa Terezinha.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , , ,