Os benefícios do pêssego para a beleza

Quer ter uma pele bonita e saudável? Então, consuma pêssego! A fruta tem vantagens nutricionais que fazem bem não só para a saúde, como também para a pele, unhas e cabelos

por outrosquinhentos.com 

Quem nunca ouviu a expressão “pele de pêssego”? A fruta, que é conhecida por sua textura macia e suave, também pode trazer muitos benefícios para a sua beleza! De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o pêssego possui nutrientes que contribuem para a saúde da pele, unha e cabelos, sendo um grande aliado do organismo e também do visual.

A vitamina C, por exemplo, tão falada entre os dermatologistas e presente na composição de diversos cosméticos faciais, é encontrada em altos níveis na fruta. “Além de proporcionar mais firmeza e hidratação, essa vitamina ainda estimula a produção natural de outro elemento muito desejada pelos que se preocupam com a aparência: o colágeno”, explica a nutricionista.  O colágeno, por sua vez, deixa a pele mais resistente, com viço e também combate a flacidez.

O pêssego também é rico em vitamina A, que tem ações muito parecidas com as da vitamina C no quesito pele, deixando ela mais forte e saudável, prevenindo o aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão. Não só isso, a vitamina A também ajudar a fortalecer a unha e os cabelos.

Ambas as vitaminas e outros nutrientes presentes na fruta têm esse efeito graças aos famosos antioxidantes, substâncias que atuam contra a produção exagerada de radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Os ativos dos antioxidantes contribuem também para evitar a queda de cabelos e estimular o crescimento das madeixas.

Já para um sorriso bonito, o pêssego também tem sua função, já que o cálcio e o fósforo da fruta auxiliam os dentes a ficarem mais fortes; enquanto o ferro, o flúor e outros minerais previnem o aparecimento de cáries e demais problemas dentais.

Além disso, é um alimento de baixa caloria, podendo fazer parta da alimentação de todos, ajudando a perder peso e a manter o corpo em forma!

Renata Guirau também dá dicas para escolher a fruta ideal para o consumo. Na hora de escolha, devemos focar em avaliar:

Aroma: o cheiro do pêssego é bastante característico e quanto mais forte, mais a fruta estará no ponto para ser consumida

Casca: deve estar firme, sem presença de fungos ou vazamentos

Textura: não pode conter partes moles, mas, se o pêssego estiver com a textura muito endurecida, não estará tão suculento e pode não ter sido colhido no tempo certo para o consumo. Frutos já mais macios devem ser consumidos mais rapidamente e até utilizados em preparações.

Agora que você já sabe como escolher o pêssego perfeito, confira as receitas da nutricionista para aproveitar todos os benefícios dessa deliciosa fruta!

Salada com pêssegos

½ maço de rúcula
2 pêssegos fatiados
6 bolinhas de queijo de búfala
6 tomatinhos cereja
2 col de sopa de nozes
Sal e azeite para temperar

Preparo
1) Aqueça uma frigideira e grelhe por 1 a 2 minutos as fatias de pêssego
2) Monte a salada, colocando as folhas de rúcula, o queijo de búfala, o tomate cereja e as fatias de pêssego
3) Por último, acrescente as nozes e sirva

Obs. Rende 2 porções

Mousse de pêssego cítrico

1 lata de pêssego em calda
½ sachê de gelatina sem sabor
1 lata de leite condensado
Suco de 3 limões
Folhas de hortelã

Preparo

1) Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem
2) Bata a gelatina, o leite condensado, o limão e os pêssegos no liquidificador
3) Acomode em taças e decore com as folhas de hortelã.
4) Deixe gelar por pelo menos 2 horas.

Obs. Rende 6 porções

, , ,