Outubro Rosa: Câncer da mãe motiva dona de casa a criar rede de empréstimo de perucas para pacientes

Solidariedade em momento difícil já acolheu 35 mulheres

por Leandra Vianna | outrosquinhentos.com | Teresópolis

Estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Mas, sabia que tem gente ajudando pessoas com diversos tipos de câncer o ano inteiro? Este é o caso da dona de casa Renata Caldas, de 45 anos, moradora de Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Ela resolveu criar a Corrente do Bem para emprestar perucas a pacientes com câncer que perdem os cabelos com a quimioterapia e assim ajudá-las a recuperar a autoestima.

Leia também: Família raspa cabeça para apoiar filho com leucemia

A motivação de Renata foi um momento muito delicado, quando começou a vivenciar a doença da mãe, de 65 anos, que teve tumores no intestino, no fígado e na cabeça, hoje curada. Após passar mais de três anos com a mãe hospitalizada, a dona de casa decidiu que ia ajudar a minimizar a dor das outras pacientes com quem convivia.

“Tudo começou porque minha mãe é paciente oncológica. Minha mãe se internou 27 vezes, em três anos. Este é o mundo em que vivi durante três anos praticamente de hospitalização, e sete  de tratamento no total, até o momento. Vi a necessidade de muitas pacientes carentes… E a autoestima influencia muito no tratamento oncológico. Quando se está dentro de um hospital do SUS, a gente vê te tudo e eu me sensibilizei muito de ver alguns casos. Pensar no próximo é inevitável. Minha mãe ficou careca e não quis usar peruca. Usei lenços junto com ela”, conta emocionada.

Renata então conseguiu a parceria de duas perucarias, uma em Teresópolis – RJ e outra na capital do Rio de Janeiro, que se prontificaram a confeccionar as perucas de graça, e começou a arrecadar as doações de cabelos.  O projeto já tem quase três anos de existência e a produção vai de vento em popa! “Já ajudei 35 mulheres e tenho 50 perucas prontas”, explica ela, que justifica porque as perucas não são doadas e sim emprestadas.  A justificativa que usa é a crença na cura!

Leia também: terapeuta holística cria campanha para arrecadar kits de absorventes para mulheres em situação de rua na Zona Leste de São Paulo

“Eu não dou as perucas, eu empresto. No final do tratamento, a pessoa devolve a peruca para ser emprestada para outra pessoa. Tem um contrato de responsabilidade. Antes que me perguntem porque eu não faço a doação… Eu creio na cura, então a peruca não terá mais utilidade para aquela paciente e pode ser emprestada para outra”, esclarece.

Apesar do longo tempo de convivência com a difícil realidade das pacientes oncológicas, Renata ainda se sensibiliza com muitos casos. “Escutar as histórias é bem emocionante, é uma mistura de sentimentos. Depois é gratificante. Tem uma paciente que mora em Cordeiro e faz tratamento aqui na cidade, já que o hospital daqui é referência para as cidades próximas. Ela tem câncer de mama. Eu daqui briguei muito pelo tratamento dela e ajudei muito. A mama dela ficou em carne viva por causa da radioterapia. Conseguimos curar as feridas e hoje ela usa a peruca do projeto. A peruca ajudou muito, foi uma transformação no momento dela”, revela.

Se você também ficou sensibilizada e quer ajudar no tratamento de outras mulheres com câncer no seu próximo corte de cabelos, Renata explica como doar. “A pessoa corta o cabelo com no mínimo 20 cm de comprimento. Pode ter qualquer tipo de química, e entrega nos meus pontos de arrecadação”.

Confira os endereços para doação de cabelos:

Giselle Jahara

Rua Francisco Sá, 330, sala 903, Várzea, Centro, Teresópolis – RJ. CEP: 25953-011.

Studio Hair Designer

Aos Cuidados de Stefania

Rua Capitão Edmundo Nascimento, 34, sala 102, Várzea, Centro, Teresópolis – RJ. CEP 25953-400.

Contato pelo Whatsapp: 21 97619-0307

Conheça mais sobre a Corrente do Bem no Instagram:

https://instagram.com/corrente__dobem?utm_medium=copy_link

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



 

, , , , , , ,