Ozires Silva é homenageado pelos seus 92 anos em São José

Ozires Silva faz 92 anos e recebe homenagens, sua vida é inspiração e um legado para o empreendedorismo e para educação 

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
14/01/2022 16h58

Respeito, emoção e admiração deram o tom à homenagem a Ozires Silva em comemoração aos 92 anos do engenheiro e fundador da Embraer, completados no último 8 de janeiro. Mais de 100 convidados e imprensa estiveram presentes ao evento realizado no dia 11 de janeiro, no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos (SP).

Entre os presentes estavam os familiares de Ozires Silva, que, por cuidados com a saúde, não pôde estar presente. Sua neta Ana Márcia Silva Pinheiro Royo leu a mensagem de agradecimentos escrita pelo avô. Ozires agradeceu a homenagem, relembrou a trajetória e a concretização de seu sonho, a importância da educação e de como o Brasil ainda pode ser transformador em ideias.

Em seguida, as homenagens foram iniciadas. Engenheiro Emílio Matsuo, presidente do Conselho Deliberativo do INVOZ, discursou brevemente sobre as várias iniciativas de Ozires Silva que vão além do empreendedorismo de reconhecimento nacional e internacional. Matsuo destacou também a transformação da sociedade por meio da educação, e a seguir foi exibido um vídeo sobre o aniversariante.

O vídeo contou um pouco da vida de Ozires Silva, que nasceu em Bauru, interior de São Paulo, sobre o sonho de menino e a trajetória pioneira de Ozires em dar início à indústria de aeronaves no Brasil, que seria uma das mais importantes do mundo. O roteiro foi escrito por Rui Gonçalves, diretor de cultura do INVOZ, e a narrativa foi feita por amigos e personalidades convidadas.

“O legado de Ozires Silva é gigante. De garoto inquieto a engenheiro e empresário, ele nunca parou de contribuir para o nosso país. Foi presidente da Embraer, da Varig, da Petrobras e até hoje é um homem obstinado e defensor do poder transformador da educação”, enfatizou Emílio Matsuo.

“Para homenagear Ozires Silva por tudo que ele fez pelo Brasil e pelos brasileiros, precisaríamos de uma comemoração por dia durante seus 92 anos e, mesmo assim, seria pouco para ilustrar a nossa admiração e gratidão a ele. Por isso, vou destacar o ponto que acho mais marcante e que me emociona ao falar de Ozires Silva: a simplicidade na sua grandeza. A forma e o carinho com que nos recebe e conversa conosco, como se fôssemos iguais, me emociona. São momentos inesquecíveis e de extremo privilégio para mim e para todos nós do INVOZ, que temos a honra de tê-lo como mentor e orientador, declarou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.  

Encerrando a homenagem do INVOZ, foi chamado ao palco o Brigadeiro da Reserva da Força Aérea Márcio Bhering Cardoso, que entregou aos bisnetos de Ozires Silva, Guilherme e Pedro Henrique Pinheiro Royo, um cubo de cristal com gravação 3D do avião Bandeirante, um dos primeiros projetos liderados por Ozires Silva e que impulsionaria a criação da Embraer. 

“O engenheiro Ozires Silva será sempre a principal referência de ousadia, empreendedorismo e inovação do Brasil, motivo de orgulho para cada um de nós da Embraer e fonte de inspiração para as novas gerações que acreditam no poder transformador da educação para o desenvolvimento do nosso país”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.

Ozires Silva também é reconhecido pelo incentivo e valorização à educação – “Sem dúvidas, ele é, a meu ver, o maior brasileiro vivo da atualidade, num país carente de heróis que sirvam de exemplo, sobretudo para nossos jovens. Nestes mais de 15 anos em que ele escolheu a Ânima para seguir sua trajetória na Educação, ganhamos nós, da companhia, que somos intensamente estimulados e inspirados por seu entusiasmo, exemplo, conexão com a inovação e por caminharmos juntos no propósito de Transformar o Brasil pela Educação“, comenta Marcelo Bueno, CEO da Ânima Educação.

Na sequência, iniciou-se a homenagem da empresa Pratt & Whitney Canadá, uma das primeiras empresas parceiras, que acreditou no sonho de Ozires Silva e deu suporte para a motorização do primeiro protótipo do avião Bandeirante, criação da Embraer. A Pratt & Whitney Canadá apresentou ao público um documentário sobre a história dessa parceria de sucesso que dura até os dias atuais.

“A história entre essas duas grandes empresas, Embraer e Pratt & Whitney, começou antes da fundação da Embraer, em 1969. Foi em 1965, quando Ozires Silva começou a desenvolver o projeto IPD-6504 – o futuro Bandeirante – que essa notável jornada nasceu. Para comemorar essa parceria, foi produzido o vídeo com pessoas das duas empresas que estiveram presentes nesses 58 anos de história”, disse Vincent Mastrocola, diretor de marketing da Pratt & Whitney Canada Corp.  

O ponto alto do evento destacou a parceria conquistada por Ozires Silva entre o Brasil e a Alemanha para o desenvolvimento econômico, inclusão social e conservação do patrimônio histórico, que envolve a atuação dos governos, da iniciativa privada e da sociedade. Esse momento contou com a participação de Philipp Klose-Morero, CEO da empresa Rödl & Partner South América, maior empresa de consultoria de língua alemã. Philipp também é membro da diretoria da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e Câmara de Comércio Suíço-Brasileira e fundador do Instituto #BrazilsBest. O CEO veio acompanhado do cônsul da Suíça, Michael Schweizer.

Para homenagear Ozires Silva, o Instituto #BrazilsBest entregou para a filha dele, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, um troféu exclusivo, criado pelo designer alemão Hans Donner, que atua como embaixador do Instituto #BrazilsBest e é conhecido nacionalmente por desenvolver vinhetas para a TV Globo.

Hans Donner subiu ao palco e explicou aos convidados a concepção do troféu, que teve muito a ver com a visão futurista que Ozires Silva sempre teve e tem em sua vida.

“Lendas Vivas merecem homenagem sempre. Depois do Santos Dumont, que é o pai da aviação mundial, vem ao nosso ver, logo em seguida, o seu irmão em espírito Ozires Silva, que representa o melhor do Brasil em quase todas as categorias de nosso Instituto #BrazilsBest, ou seja, ele é o melhor do Brasil quando pensamos em empreendedorismo, engenharia, ciência, tecnologia e inovação”, enfatizou Philipp Klose-Morero.

Para encerrar o dia de homenagens, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) apresentou a música intitulada “O Menino de Bauru”, de composição do 1º Tenente Betovem Dias e voz da 2º Sargento Rebeca.  A canção retrata o sonho de um menino do interior, dentre tantos no Brasil, que possuía o desejo de voar. E, através de muito estudo e dedicação, superou as dificuldades de sua época e formou-se engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na turma de 1962. Ozires Silva, com seu pioneirismo e genialidade, sempre acreditou que o Brasil, país do Pai da Aviação, seria capaz de produzir aviões. Assim, dedicou-se à engenharia aeronáutica e tornou possível a fabricação da aeronave Bandeirante, avião que deu origem à Embraer.

A música tocou mentes e almas dos convidados, visivelmente emocionados e orgulhosos por fazer parte desse momento da história de um dos mais ilustres brasileiros. Ozires Silva, em sua simplicidade, distribui conhecimento e é uma referência de profissionalismo e de cidadão.

O DCTA, INVOZ, EMBRAER, RÖDL& PARTNER e ÂNIMA EDUCAÇÃO foram os responsáveis pela realização do evento em comemoração ao aniversário de Ozires Silva, que contou com o apoio das instituições RDC – Construtora e Incorporadora, Pratt & Whitney Canadá, Power Pack – Representações e Comércio LTDA e BL TZ – Broadcast.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , ,