Inflamações graves nos olhos podem ser causadas pelo excesso ou mal uso de maquiagem
Da Redação
A maquiagem faz parte da rotina de muitas mulheres, mas poucas se atentam aos cuidados necessários na hora da aplicação dos produtos. De acordo com o oftalmologista e Professor da USP, Dr. Rony Preti, fundador do Preti Eye Institute, a maquiagem pode causar problemas como vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz), coceira e edema da conjuntiva. “Isso se deve pela proximidade do contato entre o cosmético e os olhos”, completa.
O lápis de olho, por exemplo, pode influenciar na formação de terçol, isso porque a região onde o produto é aplicado contém orifícios das glândulas de Meibômio, responsáveis pela secreção de material gorduroso, que ajuda na composição lacrimal. A obstrução destas glândulas pode resultar em um processo infeccioso na região dos cílios.
“Para a precaução, é importante, sempre retirar a maquiagem ao final do dia, assim como procurar por produtos de marcas confiáveis e reconhecidas pelo mercado. Respeitar a data de validade dos produtos também pode colaborar para a prevenção de doenças oculares, como a conjuntivite tóxica” – Dr. Rony Preti, oftalmologista e professor da USP
O rímel, por sua vez, é um dos produtos mais difíceis de ser retirado, podendo ficar acumulado e entrar em contato com o filme lacrimal, causando irritação e vermelhidão nos olhos. “A forma de retirar o rímel deve ser levada em consideração, isso porque os cílios protegem os olhos e podem acabar caindo durante o processo de higienização, aumentando, assim, a irritação e desconforto dos olhos”, alerta.
Mulheres que usam lente de contato devem ter cuidado redobrado com o uso de maquiagem. Dr. Preti lembra que a melhor forma de prevenção contra infecções oculares é colocar as lentes de contato antes de aplicar a maquiagem, assim, nenhum resíduo poderá ficar entre a lente e a córnea. “Outro aspecto relevante é lavar as lentes de contato antes de colocá-las no olho. É fundamental que elas estejam sempre higienizadas para evitar problemas oculares, como infecção. A síndrome do olho seco é outro problema que pode acometer mulheres que utilizam lentes, e pode piorar devido ao contato entre a maquiagem e o filme lacrimal, líquido produzido para manter os olhos lubrificados e livres de infecções”, acrescenta.

Outras formas de prevenir os olhos de possíveis irritações e infecções é não compartilhar maquiagens, principalmente as disponíveis para teste nas lojas de cosméticos, pois esses tipos de produtos, que já entraram em contato com muitas pessoas, podem conter bactérias e vírus. “Para a precaução, é importante, sempre retirar a maquiagem ao final do dia, assim como procurar por produtos de marcas confiáveis e reconhecidas pelo mercado. Respeitar a data de validade dos produtos também pode colaborar para a prevenção de doenças oculares, como a conjuntivite tóxica”, finaliza Dr. Rony Carlos Preti.