Prazo para alistamento militar obrigatório vai até 30 de junho

A expectativa é que aproximadamente 14 mil jovens que completam 18 anos até o final de 2023 façam o alistamento de forma on-line ou presencial

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
16/01/2022 19h34

O ano começou e com isso teve início também o período do alistamento militar obrigatório para os jovens de São José dos Campos. A expectativa é que aproximadamente 14 mil jovens, do sexo masculino, nascidos em 2005, ou seja, que completam 18 anos até o final de 2023 façam o alistamento de forma on-line ou presencial.

Para o alistamento via formulário eletrônico pelo site do Exército Brasileiro o prazo é até o dia 30 de maio de 2023. Já aqueles que optarem pelo alistamento presencial tem até o dia 30 de junho para comparecer à Junta Militar de São José dos Campos (Rua Saigiro Nakamura, 500, na Vila Industrial – na região leste), das 9h às 15h.

É necessário levar certidão de nascimento, RG, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. Se for o caso, é preciso portar certificado de naturalização, certificado de alistamento militar de fora do país ou da marinha, caso já tenha se alistado em outro lugar.

Vale lembrar que o serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano.

O jovem que não fizer o alistamento paga multa e pode perder diversos benefícios e acesso a serviços, como não poder ingressar como funcionário em instituições ou empresas, ficar impedido de obter ou renovar seu passaporte e não poder se inscrever em concursos públicos.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,