Produção de cervejas artesanais é destaque em Santo Antônio do Pinhal

Com rótulos para todos os paladares, as cervejas artesanais caíram no gosto de quem visita a Serra da Mantiqueira

Da Redação

Clima de montanha, água pura e muita dedicação. Combinação perfeita para o sucesso das cervejarias artesanais de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, que conquistaram espaço em meio às belas araucárias. Parada obrigatória para quem visita a cidade, inclusive, nesta temporada de inverno.

A cidade ganhou um verdadeiro ‘tour cervejeiro’ para agradar todos os paladares. Apesar de cada produtor seguir um estilo diferente, o consenso aparece ao falar do local: todos apaixonados pela cidade.  Caso dos proprietários das cervejarias Villa Puri, Araukarien e Carijó, que optaram por para ‘fazer a vida’ em Santo Antônio.

A vida e cerveja! Para sorte de quem já descobriu o mundo das cervejas artesanais, que podem ser consumidas em qualquer época do ano. “Diferente das tradicionais, a cerveja artesanal não precisa ser tomada ‘estupidamente gelada’. Algumas podem ser consumidas até mesmo em temperatura ambiente, principalmente no inverno”, ressalta o cervejeiro Ricardo de Carvalho, sócio-proprietário da Cervejaria Villa Puri.

A produção da Villa Puri, segundo Ricardo, é totalmente artesanal com o máximo de ingredientes locais e água direto das nascentes. O local produz em média 1.000 litros por mês, divididos em oito rótulos – todos com alguma referência nativa, como Amaná (limão siciliano) e Frambora (framboesas e amoras).

ÁGUA PURA

E foi justamente a água pura das nascentes que deu ao mestre-cervejeiro Thiago Pereira de Carvalho o “insight” para fundar a Cervejaria Araukarien. “Resolvemos aproveitar as nascentes de água de excelente qualidade da antiga fazenda do meu avô, que eu frequentava desde criança, para produção da cerveja”, conta.

O local produz sete tipos de cerveja e chope, sendo alguns sazonais como a Strong Golden Ale – feita com batata doce e no melhor estilo belga para o inverno pinhalense.

Criar os filhos em meio à natureza foi o ponto decisivo para que o casal Jane Accioli e Marcelo Maia Viana escolhesse Santo Antônio. Ela chef de cozinha especializada em vinhos. Ele chef de cozinha especializado em cervejas. O resultado: a cervejaria Carijó, que no inverno aposta na sua Bock – com muito malte, mais álcool e ‘corpo’.

Mas, assim como as demais, a Carijó oferece cervejas artesanais para todos os gostos. “Certamente pode-se beber cerveja o ano todo, há uma infinidade de estilos para harmonizar com comidas, estações do ano, climas, humores e boas companhias!”, enfatiza Marcelo.

Mais informações sobre as cervejarias artesanais podem ser obtidas na Associação Comercial e Turística de Santo Antônio (Acasap), pelo telefone: (12) 3666-1444.

, , , ,