Produtividade e planejamento: como estipular e alcançar metas?

Especialistas dão dicas sobre como estipular e alcançar metas além de passos para uma vida mais produtiva

por outrosquinhentos.com

Toda meta precisa ser estipulada com algum objetivo relacionado a ela. De acordo com a executiva especializada em soft skills, Erika Linhares, é preciso antes de tudo ter claro quais são as metas e objetivos. Uma pessoa que não sabe onde quer chegar, dificilmente irá conseguir conquistar algo.

Estipular metas é muito importante para aumentar a produtividade dos colaboradores e os resultados da empresa. Mas é preciso fazer isso de forma correta e sem que essa atitude possa desanimar a equipe.

Uma das formas de saber como fazer isso da forma correta é seguir as metas SMART, um método de definição de metas criado pelo professor e escritor Peter Drucker baseado em fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Abaixo, Erika Linhares explica um pouco sobre cada uma dessas características:

Específica

Toda meta precisa ser específica. Desejar ser promovido um dia e ganhar mais dinheiro em algum momento não funcionam e podem gerar ainda mais frustração. É preciso definir qual a meta exata, onde quer realizá-la e quando quer conquistá-la. Um exemplo é almejar virar líder na empresa que trabalha na área em que hoje atua até uma específica data. Além disso, é necessário definir quais ações precisam ser feitas para alcançar o que se quer. Por exemplo, estudar, realizar atividades que nunca fez antes, conquistar novos clientes, etc.

Mensurável

Toda meta precisa ser medida. Uma pessoa que quer perder peso, por exemplo, não se sente estimulada a conseguir se não sabe quanto quer eliminar. O mesmo acontece no caso de uma empresa que não avalia a satisfação de seus clientes. Assim, também não se sabe dizer se a meta foi alcançada e como se deu o desempenho das ações realizadas. É preciso que as metas sejam mensuráveis para acompanhar o processo e corrigir a rota, se preciso.

Atingível

O que adianta criar uma meta se ela não é atingível realmente? Metas inatingíveis que não podem ser alcançadas desanimam a equipe e não motivam as pessoas a realizá-las, pois elas sabem que são metas fora da realidade. O mesmo acontece ao estipular metas que dependem totalmente de outra pessoa realizar e não de si mesmo.

Relevante

Quanto mais relevante for a meta, mais motivado se ficará para alcançá-la. Entenda a relevância das metas para a empresa. Quem quer tudo, não realiza nada. Escolha as batalhas certas e dê prioridade ao que é mais importante. Caso seja uma meta pessoal, avalie o quanto ela é relevante para si mesmo. Vale a pena de fato batalhar por essa meta?

Temporal

Toda meta precisa ter um prazo para ser conquistada. Sem estipular um tempo, é natural relaxar e acabar demorando ou não conseguindo cumprir o que se deseja. É preciso ter deadline para sair da inércia e da preguiça e, assim, se sentir impulsionado em relação a conquistar o que quer. Aprenda a comemorar pequenas vitórias dentro desse período para se sentir animado para concluir as ações no tempo estipulado.

Produtividade: Não espere ter tudo pronto para dar o primeiro passo

Começar algo novo gera empolgação, mas, com o passar do tempo, o envolvimento com o novo projeto pode diminuir, até chegar ao ponto de ficar estagnado. Sim, sabemos que isso pode acontecer com qualquer pessoa e por inúmeros motivos.

Na tentativa de mudar essa situação, a mentora de produtividade Marcele Policarpo separou quatro dicas para você recuperar sua produtividade e dar andamento naquele projeto que ficou parado no caminho. Separe papel e caneta, você vai precisar!

Crie um mural dos sonhos com os seus objetivos

Aqui vale a ideia de visualização: tudo o que é visto com frequência não é esquecido. Então além de você escrever os seus objetivos no quadro e deixar à vista, crie um mural com imagens, como se já tivesse alcançado! O mural deve ficar em um local de fácil visualização como no seu escritório ou quarto, por exemplo.

O importante é que você consiga visualizá-lo todos os dias para ter a sensação de concretização de cada cena que consta ali. Esse exercício estimula a produção de dopamina, um neurotransmissor que tem relação com emoções, persistência, cognição, foco, motivação e produtividade.

Se presenteie a cada meta alcançada, porque você merece!

Para cada meta alcançada, comemore! Se presenteie com um momento só para você! Se dê um presente como recompensa, reserve um tempo para fazer algo prazeroso, assista a um episódio da sua série favorita, faça um prato novo ou simplesmente tire um tempo de descanso.

Quando você comemora as suas vitórias e reserva um tempo para si a sensação de dever cumprido é poderosa. Comemore cada conquista!

Encontre apoiadores na mesma caminhada

Você é a média das 5 pessoas que mais convive! Esteja perto de pessoas que te estimulem a ir em busca dos seus objetivos! Esteja perto de pessoas que te apoiem e que estejam na mesma caminhada que você!

Trabalhe no seu projeto por etapas e em pequenas metas

A estratégia aqui é quebrar o projeto em micro metas para o objetivo final fique cada vez mais palpável. Por exemplo, você sonha em ter o seu próprio comércio? Pense qual é o primeiro passo que você precisa dar? Talvez seja pesquisar o local, talvez seja conversar com fornecedores.

E depois? Quais são os próximos passos? Dê pequenos passos em direção aos seus objetivos. O que vale é não ficar parado esperando ter tudo definido para começar a seguir em direção ao seu projeto.

, , , , , , , , ,