Projeto E-Criativo oferece cursos online e gratuitos de Produção Audiovisual e Economia Criativa

Já estão abertas as inscrições para as oficinas do mês de julho; haverá processo seletivo para preenchimento das vagas, que são limitadas

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos

O E-Criativo, projeto que visa desenvolver a cadeia produtiva da economia criativa no Vale do Paraíba e fomentar o empreendedorismo nessa área, por meio de cursos de qualificação com profissionais renomados, abre inscrições para os cursos livres: “Afinal, o que é Economia Criativa?” e “Produção Audiovisual – Pré-Produção”, realizados 100% online, em tempo real e com participação gratuita. Os cursos são voltados para artistas, produtores e gestores culturais, empreendedores criativos e demais interessados nos temas. Visando o aprofundamento de conteúdo e a interatividade com os participantes, as atividades tem vagas limitadas. Os participantes serão selecionados por meio da inscrição online

Ao longo de 2021, o projeto E-Criativo, prevê o lançamento de outros cursos voltados à capacitação e desenvolvimento do capital intelectual, sempre de forma online e gratuita, com foco em três eixos principais: gestão cultural, produção audiovisual e mídias sociais. “Trata-se de uma excelente oportunidade para aqueles que têm potencial e talento para se desenvolverem profissionalmente na área criativa, mas que não têm perspectiva de como fazê-lo e de como podem utilizar suas competências para prestação de serviço ou empreendedorismo”, explica Eduardo Pane, coordenador geral do projeto. “Desejamos multiplicar conhecimentos sobre gestão e produção na área criativa a cada vez mais pessoas e contribuir assim, com o desenvolvimento de todo esse setor”, reforça Pane.

Programação

O curso livre “Afinal, o que é Economia Criativa?”, acontece entre os dias 13 e 27 de julho. As aulas serão ministradas por Karina Poli, historiadora, mestra e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O conteúdo programático do curso conta com aulas sobre as transformações das políticas culturais e ampliações do Campo de Produção Cultural e Criativo ao longo da história, inclusive, sobre como essas políticas contribuíram para o surgimento do termo “economia criativa”, tão representativo aos artistas, produtores e gestores culturais.

“A partir das ampliações sofridas pelo Campo de Produção Cultural e Criativo ao longo do tempo, queremos demonstrar como a inserção de novos setores culturais e criativos reorganizou os escopos e os papeis das políticas culturais que, por sua vez, contribuíram para o surgimento do termo”, explica Karina Poli, que também foi bolsista de doutorado e pós-doutorado da FAPESP e realizou dois estágios como pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London.

Já o curso livre de “Produção Audiovisual – Pré-Produção” acontece entre os dias 19 de julho e 09 de agosto. Será ministrado por Bruce Willian, designer, artista digital, filmaker, músico e professor de artes, com mais de 10 anos de experiência profissional. As aulas abordarão desde a contextualização histórica do cinema e das artes audiovisuais e os conceitos básicos de filmagem, iluminação, sonorização e edição, até noções de elaboração de roteiros e composições de equipes para produção de documentários e vídeos para cinema, televisão e meios digitais.

“A ideia é que, a partir de recursos básicos, como com um celular na mão ou com uma câmera comum, os participantes aprendam a produzir um conteúdo audiovisual de qualidade e possam, dessa forma, colocar em prática os ensinamentos e desenvolver uma trajetória como profissionais da área, seja de forma contratual ou independente”, afirma Bruce Willian.

O projeto E-Criativo é realizado por meio do Programa de Ação Cultural São Paulo (PROAC), Governo de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Gestamp, fabricante de estampados e componentes metálicos; apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau); e produção da Univers, empresa especializada em comunicação e responsabilidade social corporativa.

Projeto E-Criativo

Curso: “Afinal, o que é Economia Criativa”

Encontros: 13/07, 15/07, 20/07, 22/07 e 27/07 (terças e quintas).

Horário: Das 19h às 21h.

Link para inscrição: https://forms.gle/ruegA63a3kRREj8SA

Curso: “Produção Audiovisual – Pré-Produção”

Encontros: das 19/07, 26/07, 02/08 e 09/08 (segundas-feiras).

Horário: Das 18h30 às 21h30.

Link para inscrição: https://forms.gle/AqxXm8q1akNejvaY7

Mais informações: info@e-criativo.com

Acompanhe o projeto e as novidades pelas redes sociais: Instagram @ecriativo_empreende e Facebook E-criativo.

, ,