quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Desenvolvimento Pessoal

Quais as principais habilidades para se diferenciar no mercado?

Especialista dá dicas para quem deseja desenvolver habilidades e se destacar profissionalmente

Especialista dá dicas para quem deseja desenvolver habilidades e se destacar profissionalmente

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como uma pessoa se comporta ou lida com diferentes situações. São características pessoais que não são necessariamente ensinadas na escola ou na universidade, mas que são fundamentais para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Essas habilidades estão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2023, as soft skills já são consideradas tão importantes quanto as hard skills e estão mudando a forma como profissionais atuam e como empresas recrutam pessoas.

Leia também: Como pais podem ajudar seus filhos a superarem a timidez?

Para Lívia Felizardo, diretora de produtos da Vivae, startup de educação e empregabilidade, existem muitas maneiras de desenvolver soft skills para se destacar profissionalmente. “Você pode fazer cursos, ler livros, ouvir podcasts sobre o assunto, debater com seus pares ou líderes e aplicar algumas dessas habilidades em seu dia a dia”, comenta.

“As soft skills ajudam a enxergar as situações por uma perspectiva racional, com foco na solução e nas tomadas de decisões acertadas para alcançar os resultados. Além disso, viabiliza um relacionamento mais positivo entre o time, fortalecendo o trabalho em equipe”, completa Felizardo. A especialista separou algumas dicas de soft skills para serem incorporadas na rotina do trabalho:

Como dizer adeus à procrastinação

É fundamental estabelecer metas claras e prazos para si mesmo. Utilizar ferramentas e técnicas de gerenciamento de tempo pode ser uma estratégia valiosa para otimizar suas tarefas. Assim como aprender a dizer “não” quando necessário ajuda a evitar sobrecarga, manter um espaço organizado e confortável e uma dinâmica de trabalho estruturada e ágil contribui para a eficiência.

Como não sucumbir ao estresse

Quando se trata de lidar com pressão, a organização contribui bastante, porque ajuda a ter claros demanda, prazos e resultados esperados. Além disso, desenvolver técnicas de relaxamento e autocontrole ajuda muito. A capacidade de priorizar tarefas e identificar o que é mais importante em situações de alta pressão também é uma habilidade valiosa. Além disso, sempre que fizer sentido, pedir ajuda beneficia a realização das atividades e a aprendizagem.

Mais habilidades: resiliência e inteligência emocional para enfrentar qualquer desafio

A capacidade de lidar com mudanças, adversidades e estresse é fundamental no mundo do trabalho. Resiliência e inteligência emocional são soft skills que ajudam a lidar com os desafios tanto da vida quanto da profissão, e a construir relacionamentos fortes. A resiliência ajuda a não sucumbir e a manter o foco, enquanto a inteligência emocional permite que você compreenda e controle suas emoções, bem como as emoções dos outros.

Criatividade é a chave do sucesso

Tomar decisões difíceis é uma habilidade complexa, mas necessária. Para isso, é preciso aprender a identificar e a definir claramente o problema que possa se apresentar. A criatividade é uma ferramenta poderosa para coletar informações e dados relevantes, gerar e avaliar soluções potenciais e implementar a solução escolhida nesse processo. É importante considerar todas as opções e confiar na intuição.

Já conhece nosso instagram? Siga agora mesmo e fique por dentro de conteúdos interativos, novidades e matérias exclusivas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *