Quem tem frio tem pressa: Shopping do Rio de Janeiro acolhe pessoas em situação de rua

Ideia partiu de chefe da segurança de shopping na Zona Norte do Rio de Janeiro

por Leandra Vianna | outrosquinhentos.com | Rio de Janeiro | Foto de Capa: Fernando Maia

Está acontecendo! Diante da atípica onda de frio do inverno carioca em 2021, O NorteShopping, localizado no bairro do Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, tomou a iniciativa inspiradora de acolher até 30 pessoas em situação de rua por noite.

A brilhante ideia surgiu quando, ao sair do escritório e se deparar com o frio intenso na rua, o coordenador de Segurança, Thiago Pampurre, decidiu que faria alguma coisa para ajudar as pessoas desabrigadas. “Aquilo me sensibilizou”, afirma Thiago. A partir disso, foi feito o contato da administração do shopping com a Subprefeitura da Zona Norte, e em seguida, com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio.


Já viu essa? Lançamos no nosso instagram e nas outras redes sociais uma Campanha para conseguir uma cadeira de rodas para a menina Renata, do Pernambuco. A vaquinha dela continua a todo vapor!
E mais: contamos aqui essa história também, você viu? Aos 23 anos, mãe solo cata papelão para criar três filhos também em Pernambuco.
E no Maranhão, Marlucia e sua família perderam tudo num incêndio causado por um botijão de gás, no interior do estado.
Essas iniciativas, junto com a história da Marlucia e sua família, fazem parte das #CampanhasOutrosQuinhentos que você pode ajudar!

O programa “Norte Acolhedor” é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com a Subprefeitura da Zona Norte. A inciativa prevê que, diariamente, até 30 pessoas em situação de rua sejam acolhidas para se protegerem das baixas temperaturas da madrugada nessa pandemia.  Elas podem pernoitar em um espaço reservado, preparado para se tornar um abrigo temporário.

A abordagem é feita por uma equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Janete Clair e os acolhidos também têm direito a jantar e café da manhã, além de apoio integral de educadores da rede municipal de assistência social. Além disso, a prefeitura da cidade vai identificar e vacinar os indivíduos que ainda não tenham recebido a imunização contra a Covid-19.

“O NorteShopping está atento às necessidades sociais e busca, em parceria com órgãos responsáveis,  se envolver em ações de apoio às comunidades da Zona Norte. No que diz respeito às populações de rua, não seria diferente. Além do abrigo, buscamos também usar o nosso espaço para mobilizar clientes, lojistas e colaboradores a doarem agasalhos. É a união pelo compromisso de ajudar quem mais precisa.”, diz Rodrigo Vabo, superintendente do NorteShopping.

Além da mobilização para abrigar os moradores de rua, a parceria entre o NorteShopping e os órgãos públicos disponibilizou caixas nos corredores do shopping para receber agasalhos que serão doados para quem precisa.

Gostou da iniciativa? Você comerciante, administrador de centros comerciais ou shoppings pode adotar essa causa aí no seu bairro ou na sua cidade. Fica a dica!

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , , , , , ,