Palestrante do Vale do Paraíba, Roberto Ravagnani dedica sua vida ao voluntariado

Palestrante, consultor e treinador já esteve do ‘Oiapoque ao Chuí’, além de todos os países da América do Sul, Estados Unidos e Canadá levando sua vasta bagagem adquirida nos últimos 25 anos

Da Redação

Colecionando conhecimento e diplomas de projetista elétrico, radialista, técnico administrativo, administrador, porta-voz, jornalista e palhaço, Roberto Ravagnani atua como palestrante, consultor e treinador. Fundador da ONG Canto Cidadão, parte de seu trabalho está voltado ao voluntariado, desde treinamento à atuação.

Através de palestras, oficinas, mini oficinas e consultorias, ele presta serviço para empresas, ONGs, prefeituras e secretarias públicas. Ravagnani tem o objetivo de sensibilizar e informar os participantes, de forma interativa e bem-humorada, sobre a importância do exercício da cidadania de forma criativa.

13º Festival de Belén (Peru) / Foto: Divulgação

E humor há de sobra no dia a dia de quem se dá vida ao palhaço voluntário que leva alegria e esperança aos pacientes hospitalizados. “Sou voluntário há 25 anos e, portanto, o assunto tem permeado minha vida por muito tempo e me fez entender, gostar e estudar um pouco, além de acreditar no benefício que traria na minha vida”, ele afirma.

Para Ravagnani, “o trabalho voluntário é uma grande ferramenta de desenvolvimento das pessoas e de nossa sociedade, por isso meu interesse em divulgar tanto esta atividade”.

Roberto já esteve em todos os estados brasileiros, nos países da América do Sul, Estados Unidos e Canadá ministrando palestras, treinamentos e consultorias. Ele traz no currículo cases como Amil, Bosch, Gol Linhas Aéreas, Johnson & Johnson e Nestlé.

13º Festival de Belén (Peru): De 3 a 12 de agosto, Roberto Ravagnani representou o Brasil no Festival de Belén, em Iquitos, no Peru. Palhaços do mundo todo estiveram reunidos para uma experiência de voluntariado e ativismo comunitário ao lado da equipe do Dr. Hunter Patch Adams de Iquitos. O festival foi idealizado Gesundheit! e Bola Roja, organização de palhaços voluntários em hospitais de Lima (Foto ao lado / Arquivo Pessoal).

Dia Nacional do Voluntariado: Em 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Neste dia, todos aqueles que se dedicam à prática de ações benfeitoras sem fins lucrativos são lembrados pela doação de seu tempo e trabalho em prol do outro. Roberto Ravagnani é um exemplo a ser lembrando nesta data.

I Encontro de Conexão do Terceiro Setor do Vale do Paraíba: Voltado a gestores de organizações sociais, presidentes de fundos sociais e secretários de assistência social dos municípios, o I Encontro de Conexão do Terceiro Setor do Vale do Paraíba com Roberto Ravagnani será realizado no dia 28 de agosto, das 9 às 16 horas, no campus da Faculdade Anhanguera. O encontro tem como objetivo integrar as organizações, para que possam se ajudar mutuamente. Para as secretarias e fundos sociais, por exemplo, será uma oportunidade para que possam aprender com as experiências já executadas e até fazer parcerias. Segundo Ravagnani, “o participante pode esperar um encontro divertido e de muita interação na conexão entre as organizações que também vai falar mais um pouco sobre as possibilidades com o trabalho voluntário”.

I Encontro de Conexão do Terceiro Setor do Vale do Paraíba com Roberto Ravagnani

28 de agosto (terça-feira), das 9 às 16 horas

Local: Campus da Faculdade Anhanguera

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3344, Pindamonhangaba, SP

Inscrições: (12) 2644-5806 | convenios.gmc@pindamonhangaba.sp.gov.br (Eliane)

, , , , , , , , , , ,