Saiba o que comer para garantir o bom funcionamento do coração

Nutricionista aconselha uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o morango, limão, acerola, laranja, abacaxi, goiaba e carambola

por outrosquinhentos.com

Sabe-se que para o bom funcionamento dos órgãos, o corpo precisa de uma rotina de exercícios junto com uma dieta equilibrada. Alguns alimentos podem ser destacados por suas funções benéficas para prevenir determinadas patologias. Com o coração não poderia ser diferente!

Por conta da sua musculatura específica, é necessário inserir certos nutrientes no cardápio para manter as funções do dia a dia.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que fontes de potássio, como banana e batata, são positivos na alimentação cotidiana.

Além disso, a profissional chama atenção para os antioxidantes: “o morango, limão, acerola, laranja, abacaxi, goiaba e carambola são ótimos alimentos, fontes de vitamina C, que devem ser consumidos com frequência em virtude da ação antioxidante”, explica.

O ômega 3 e as oleaginosas também não ficam de fora: ambas opções, quando consumidas moderadamente, trazem benefícios cardiovasculares. A conscientização de manter uma alimentação variada, rica em nutrientes, é fundamental para diminuir o risco de doenças como pressão alta, AVC e, inclusive, infarto.

A nutricionista informa que a dieta equilibrada, além de proporcionar saúde e bem-estar, previne o envelhecimento celular precoce dos órgãos por conseguir reduzir o estresse oxidativo. O colesterol sanguíneo também se beneficia, visto que consegue ser nivelado favorecendo a circulação e sobrecarregando menos o coração.

“Uma alimentação baseada em vegetais frescos, azeite, castanhas, peixes, carnes magras e grãos previnem doenças cardiovasculares. Além disso, também é importante evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, como enlatados, congelados e fast food”, aconselha.

A dica da profissional é que, na hora de montar um prato, é preciso que o espaço para colocar comida contenha metade de vegetais. “Fugir da salada não deve ser uma escolha frequente”, complementa.

É importante que os enlatados, embutidos, temperos industrializados e carnes processadas sejam deixadas de lado, assim como o excesso de sal.

“A obesidade é uma doença séria e pode sobrecarregar o nosso corpo de diferentes formas, inclusive o coração. Por isso, sempre alertamos: nenhum excesso de alimento é bem-vindo! Manter o peso adequado é fundamental”, explica Renata.

Para manter a dieta em dia com alimentos saborosos e que beneficiem o funcionamento do coração, a nutricionista separou quatro receitas super fáceis e deliciosas para serem feitas em casa. Confira:

Smoothie de morango com gengibre

1 xícara de morangos congelados

1 xícara e água de coco

1 col de café de gengibre ralado

Preparo: Bata tudo no liquidificador ou no mixer e sirva em seguida

Creme de laranja com iogurte

200 mL de suco de laranja

150 mL de iogurte natural

1 envelope de gelatina sem sabor

1 col de sopa de castanha de caju triturada

Preparo:

1) Dissolva a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem

2) Bata todos os ingredientes no liquidificador.

3) Finalize com a castanha de caju triturada.

4) Leve para gelar por 1 hora antes de servir.

Pannacotta de abacaxi

1 xícara de creme de leite

1 xícara de leite

1 envelope de gelatina sem sabor

2 col de sopa de açúcar

1 col de café de extrato de baunilha

Preparo:

1) Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.

2) Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para gelar.

Calda:

2 xícaras de abacaxi cortados em cubos pequenos

½ xícara de açúcar

½ xícara de água

3 col de sopa de folhas de hortelã picadas

1) Leve ao fogo baixo o abacaxi, o açúcar e a água.

2) Cozinhe até formar uma calda grossa, com os pedaços de abacaxi.

3) Retire do fogo e acomode por cima do creme já firme.

4) Finalize com as folhas de hortelã picadas e leve para gelar por mais 1 hora antes de servir.

, , , , , , , ,