São José recebe oficina gratuita de dança nos dias 21 e 22 de setembro. Inscrições vão de 2 a 17

Oficinas acontecem nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro do Sesi, em São José

Da Redação

O Núcleo Dança Aberta realiza entre os meses de setembro e outubro a Circulação de Oficinas DanceAbility 2019 e SÃO JOSÉ DOS CAMPOS é uma das seis cidades contempladas pela itinerância. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto, que conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da White Martins e apoio do Sesi São Paulo.Também passará por São Paulo, Leme, São Sebastião, Campinas e São José do Rio Preto.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.nucleodancaaberta.com ou através do e-mail contato@nucleodancaaberta.com, entre os dias  2 e 17 de setembro. A oficina ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, sábado e domingo, das 10h às 13h, no Teatro do Sesi (Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos). São 30 vagas disponíveis e cada encontro tem três horas de duração.

Podem participar pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança e interessados nas áreas de educação, artes, terapias e inclusão social, sejam crianças (a partir dos 10 anos), jovens, adultos ou idosos. O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao respectivo local da oficina e assistência para locomoção.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. Seu foco é trabalhar a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

A etapa deste ano dá continuidade à Circulação de Oficinas promovida em 2016. Algumas das cidades contempladas naquela ocasião e voltam ao roteiro, atendendo à procura de pessoas que permaneceram conectadas e interessadas no método.

Criatividade e transformação

Estabelecer e aprofundar novas formas de olhar e trabalhar com grupos que contenham diversidade de corpos, mentes, formação pessoal ou profissional é o principal intuito das Oficinas DanceAbility, bem como o desdobramento dessas experiências para o desenvolvimento da sociedade como um todo, no dia-a-dia.

A experiência, criativa e transformadora, propõe respostas sem palavras a alguns impasses comuns de cada indivíduo ao lidar com suas particularidades, sejam quais forem.

Assim, pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos predeterminados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

“Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade”, comenta Neca Zarvos, coordenadora pedagógica da Oficina DanceAbility.

Workshops e performances ligadas ao DanceAbility têm sido promovidos pelo Núcleo Dança Aberta no Brasil com o auxílio de parceiros, alguns com a participação de seu idealizador, o dançarino e coreógrafo Alito Alessi.

Núcleo Dança Aberta

É formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge. Foi fundado em 2007 por Neca, que realiza desde 1997 um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, inaugurado com a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador, Alito Alessi, para a realização de workshops e apresentações de sua companhia Joint Forces Dance Company.

Além de participações em festivais e pequenas oficinas em locais variados, os principais projetos do Núcleo Dança Aberta foram DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe novamente Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); a realização de quatro edições da Oficina DanceAbility (versão extensiva), em 2008, 2012, 2014 e 2017; o Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas, em 2014; aCirculação do Núcleo Dança Aberta, levando palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades do Estado de São Paulo, em 2016; e o Intensivo DanceAbility, em 2018.

, , , , , , , ,