São Paulo realiza evento internacional para antecipar tendências da COP26

Em formato híbrido, a conferência contará com painéis de temas como: Política Ambiental da Cidade; Plano Climático; Mobilidade Urbana; Educação Ambiental e Gestão de Resíduos

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo

Nos dias 07 e 08 de outubro, a Prefeitura de São Paulo realiza o “Pré-COP 26”, evento internacional que reunirá cidades brasileiras e de outros países com o objetivo de debater os principais assuntos que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro.

Com abertura da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e da vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia de Londres, Shirley Rodrigues, a conferência tem presença confirmada de autoridades dos municípios de Recife (PE), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), além de especialistas nos temas como o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro, e o diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando.

“São Paulo, assim como pode ser Farol no Combate ao Racismo Estrutural, tem vocação e incentivo da Prefeitura para ser reconhecida como SP Capital Verde”, diz Marta Suplicy. Para ela, a cidade tem realizado esforços numa agenda pelo desenvolvimento verde e “é baluarte” contra políticas negacionistas sobre a influência das mudanças climáticas no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta.

Entre os tópicos do evento estão: a transição para um modelo de transporte com zero emissão de carbono e a transformação verde da economia.

São Paulo Capital Verde

Por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, a cidade de São Paulo integra ações e projetos internacionais em parceria com as demais pastas municipais e empresas públicas. Dialoga, também, com o corpo consular e embaixadas na capital paulista, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades.

A Prefeitura de São Paulo possui diversas parcerias como ICLEI – Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, a C40, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Fundação Ellen MacArthur. As relações internacionais da capital paulista visam consolidar o município como uma Capital Verde e contraponto ao negacionismo.

Para o evento, alguns materiais impressos será ecologicamente correto como s flayers e crachás feitos de reciclável como bitucas de cigarro. Os participantes da modalidade presencial receberão uma ecobag personalizada e um vaso de coco com adubo e sementes.

O vaso é produzido pela iniciativa “Artesanato Sustentável com o Bagaço da Cana e do Coco”. As etapas para a produção consistem na triagem, trituração do coco e da cana, manuseio, criação, modelagem, confecção, acabamento das peças ornamentais e compostagem.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 7 DE OUTUBRO

10h – Welcome coffe

10h30 – Abertura com prefeito Ricardo Nunes

11h – painel 1 – Politica ambiental da cidade

11h30 – painel 2 – Plano climático

13h30 – painel 3 – Mobilidade urbana

14h – painel 4 – Mobilidade urbana

14h30 – painel 5 – Saneamento básico

15h30 – painel 6 – Sustentabilidade

16h – painel 7 – Resiliência urbana

2° DIA – 8 DE OUTUBRO

10h – Welcome coffe

10h30 – painel 8 – CB 27 (capitais brasileiras buscando soluções para os desafios ambientais)

11h – painel 9 – CB 27 (capitais brasileiras buscando soluções para os desafios ambientais)

11h30 – painel 10 Educação ambiental

13h30 – painel 11 Infraestrutura urbana

14h – painel 12 – Infraestrutura urbana

14h30 – painel 13 – Gestão de resíduos

15h30 – painel 14 Projetos e ações sobre o meio ambiente no Poder Legislativo

16h – Encerramento

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clicando aqui.



, , ,