Saúde com responsabilidade: quais práticas atrapalham o ganho de massa muscular?

Para quem deseja perder peso e ganhar massa muscular, é necessário ficar atento aos erros mais comuns e se adaptar à uma nova rotina

Da Redação

A mudança dos hábitos para começar uma rotina de treinos na academia é um desafio para qualquer pessoa. Começando pela alimentação, que precisa ser acompanhada por um nutricionista que indicará quais são os componentes que seu corpo mais precisa para encarar a malhação.

Segundo o nutrólogo e médico do esporte da Clínica Penchel, Leônidas Neto, os dois pilares para ganhar massa muscular são praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente. “Muitos acreditam que é só comer proteína e cortar todos os outros grupos alimentares que fará ele chegar à definição muscular. No entanto, isso é um grande erro. A dieta deve conter proteína magra, verduras, frutas e, até mesmo, carboidrato”, aponta. Ele explica que a alimentação deve ser balanceada e montada de acordo com cada caso, para que o metabolismo do paciente fique sempre ativo.

Para Leônidas, talvez uma das falhas mais graves de quem pratica a musculação é não respeitar os limites de seu corpo. “Uma vez que um personal trainer designa uma série de exercícios, ela deve ser seguida até que o corpo se adapte e possa aceitar um novo desafio. Antes disso, não é indicado que o paciente submeta a sua musculatura a atividades que excedam os seus limites, pois isso pode atrasar o ganho de massa muscular e ainda provocar lesões permanentes”, explica.

O uso de medicamentos que aliviam as dores musculares também é um erro recorrente entre os praticantes de musculação. A ingestão exacerbada de analgésicos mascara a dor no músculo, o que faz com que as pessoas acreditem que ele esteja recuperado e pronto para mais exercícios, no entanto essa atitude pode sobrecarregar e lesionar a área. “Os relaxantes musculares e analgésicos devem ser consumidos com muito cuidado, e de preferência com o acompanhamento de um especialista. Estes remédios retardam a cicatrização do músculo, e por consequência, atrasam a formação muscular”, afirma Leônidas.

A adoção de uma vida fitness e baseada na prática de exercícios físicos demanda muita disposição e determinação. Então, para tornar o processo de ganho de massa muscular mais saudável e satisfatório é essencial não cometer os erros citados anteriormente e sempre manter o acompanhamento com um especialista qualificado.

, , , ,