Saúde: Fuja dos 7 hábitos que prejudicam seus dentes

Preparamos uma lista com os hábitos mais comuns entre as pessoas e como esse comportamento automático pode prejudicar a sua vida

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
27/02/2022 10h46

Manter a saúde bucal em dia é sinônimo de qualidade de vida. Alguns hábitos podem prejudicar os dentes, a gengiva e causar problemas na mastigação e deglutição. Como resultado surgem doenças e alterações estéticas indesejáveis.

Roer unhas, consumir alimentos com muito açúcar e deixar de usar o fio dental são alguns dos péssimos hábitos mais conhecidos entre as pessoas, mas outros ‘vícios’ que prejudicam a saúde bucal não são tão óbvios e quase sempre esquecemos deles por julgarmos como inofensivos.

Será que existe algum costume que você está fazendo todos os dias que está colocando sua saúde bucal em risco? Preparamos uma lista com os hábitos mais comuns entre as pessoas e como esse comportamento automático pode prejudicar a sua vida.

“Abusar do açúcar favorece a formação de placa bacteriana e ainda altera o PH da boca, tornando mais suscetível para a cárie e desmineralização do esmalte”, disse o cirurgião dentista da Orthopride de Caraguatatuba, Anderson Brasil.

Mastigar errado ou fazer pressão com tampa de caneta.

O ato de mastigar apenas de uma lado é algo que costuma ser involuntário, porém devemos prestar atenção, pois a saúde bucal é colocada em risco levando a uma sobrecarga dos dentes, com maior risco de desgaste e dores musculares.

Escovar os dentes com muita força.

Pode danificar a gengiva e os dentes, podendo desencadear sensibilidade e ferimento.

Abrir a tampa de garrafa ou qualquer embalagem.

Corre o risco de lesionar a mandíbula ou quebrar algum dente.

Palitar os dentes.

O uso de palitos pode lesionar a gengiva resultando em uma inflamação ou infecção, além de provocar uma retração gengival levando a uma sensibilidade na área.

Manter a bebida com acidez por muito tempo na boca.

Bebidas alcoólicas em excesso provocam ressecamento da mucosa bucal aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de diversos problemas como a cárie. Refrigerantes também podem levar a erosão do esmalte dos dentes.

Fazer procedimentos estéticos de qualquer jeito.

Todo tratamento deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado para tal procedimento.

Fumar.

Pode levar desencadear inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo desenvolver câncer na boca.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.