Segunda sem carne: aprenda duas receitas para fazer em casa

Cozinheira seleciona receitas vegetarianas inspiradas na campanha mundial que sugere um dia da semana sem consumo de produtos de origem animal

Da Redação | outrosquinhentos.com

A segunda é conhecida por ser o dia de começar coisas novas; afinal, quem nunca escutou ou até falou “Na segunda eu começo”? Inspirada nessa ideia surgiu a campanha “Segunda sem Carne”, em 2003, que foi encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney e já se espalhou para mais de 40 países. No Brasil, a campanha foi lançada em outubro de 2009.

A iniciativa, que sugere a alimentação vegana ou vegetariana em um dia da semana, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta. E para quem se interessou e também quer fazer parte da campanha, a Lúcia Guimarães, cozinheira cadastrada no GetNinjas, maior app de contratação de serviços da América Latina, selecionou duas receitas vegetarianas de dar água na boca e que podem ser feitas em casa! Confira a seguir:

Bobó de pupunha

Ingredientes

1/2 colher de sobremesa de manteiga ghee ou óleo de girassol;

1 cebola roxa picadinha;

3 tomates maduros cortado em cubos;

1 pimenta dedo de moça picadinha e sem semente (a gosto);

500g de mandioca descascada;

1 colher de sobremesa de gengibre ralado;

1/2 colher de chá de de páprica picante;

1/2 colher de chá de curcuma;

1/2 colher de sobremesa de cominho em pó;

200g de pupunha cortado em fatia fina;

1 colher de chá de sal grosso;

1 punhado de coentro picadinho;

Em uma panela, coloque o palmito, o sal grosso, e 1/2 litro de água. Leve ao fogo médio até o palmito ficar macio. Remova a água e reserve o palmito. Cozinhe a mandioca separadamente e reserve também. Em outra panela, esquente o ghee e adicione o cominho.

Quando começar levantar espuma, acrescente o gengibre e a pimenta dedo de moça. Refogue por cerca de dois minutos e coloque os temperos em pó. Em seguida, adicione a cebola e refogue até dourar. Depois, coloque os tomates e os cozinhe até que comecem a desmanchar. Adicione o sal e desligue o fogo. Espere esfriar e bata a mistura no liquidificador com a mandioca reservada. Despeje na panela novamente, adicione o palmito e deixe cozinhar por cinco minutos em fogo baixo. Sirva com coentro picado em cima.

Quibe de abóbora

Ingredientes

1 colher de manteiga ghee;

100g de trigo para quibe;

300g de abóbora japonesa;

1 alho poró cortado em fatias finas;

1 colher de chá de páprica picante;

1 colher de curcuma;

1 colher de chá de cominho em pó;

1 colher de chá de sal;

1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado;

1 punhado de hortelã picadinho.

Deixe o trigo próprio para quibe de molho em 2 copos americanos de água por 15 minutos. Enquanto isso, cozinhe a abóbora no vapor também por 15 minutos e depois a amasse. Reserve o purê. Em uma outra panela, esquente a manteiga ghee, coloque o gengibre e o refogue. Depois, adicione os temperos em pó e o alho poró; refogue-o até ficar bem dourado.

Em seguida, junte a abóbora e acrescente o sal. Escorra a farinha para quibe e junte a abóbora. Por fim, coloque a mistura em uma assadeira untada com ghee e leve ao forno preaquecido por 25 minutos. No momento de servir o prato, coloque folhas de hortelã picadas por cima.



, ,