‘Será que o que você tem é depressão?’ por Tiago Vilela

Como identificar se você está com um humor momentaneamente deprimido ou se está sofrendo por depressão?

por Tiago Vilela, para outrosquinhentos.com*
16/09/2022 20h35

Provavelmente você já se sentiu triste demais, deprimido ou desmotivado, pois a tristeza e o humor deprimido fazem parte da nossa vida mental e vez por outra se fazem presentes no cotidiano.

A nossa saúde mental reflete, entre outros, aspectos ligados ao clima psicológico que é experimentado num momento específico, podendo se estender por mais ou menos tempo de forma mais ou menos impactante, dependendo da intensidade e de fatores subjetivos como o nível e tolerância à frustração e personalidade.

Mas como definir se sua tristeza atingiu um nível patológico? Como identificar se você está com um humor momentaneamente deprimido ou se está sofrendo por depressão?

Muitas vezes somos levados a acreditar que para ter certeza do problema de saúde mental precisamos de um laudo médico. Entretanto, todos nós, psicólogos ou não, podemos identificar sinais que podem nos ajudar a entender melhor o que se passa.

A depressão é caracterizada por um estado de ânimo fúnebre, triste, deprimido que desmotiva, desanima e causa uma série de prejuízos mentais, intelectuais e sociais, entre outros. A sensação é de vazio, de falta de sentido na vida, de desânimo, de desolamento, pesar, como se não houvesse uma luz no fim do túnel nem nada que pudesse mudar essa situação.

Há também um movimento no sentido de isolar-se socialmente, ou seja, falta de interesse em encontrar, se reunir e conversar com amigos, familiares etc. Há diminuição da motivação para o trabalho, para atividades de lazer, perda da capacidade de sentir prazer em atividades diversas ou específicas e desinteresse por atividades intelectuais como ler um livro, aprender alguma coisa, fazer um curso, entre outros. E também alteração do humor. Com muita frequência e muito rápido a pessoa fica irritada, sem muita explicação.

Além dos sintomas psicológicos, temos sintomas físicos que podem estar associados: episódios de insônia, dormir bem ou dormir mal, dormir pouco ou dormir demais, alteração do apetite, ganho ou perda de peso, dores de cabeça, dores ou sensação de cansaço nos olhos e no corpo, abatimento muscular – sensação de corpo pesado e preguiçoso.

Os sintomas, para caracterizarem a depressão, devem durar pelo menos duas semanas, mas nada impede você de procurar ajuda de um amigo, de um parente, de um psicólogo ou de um psiquiatra assim que sentir vontade ou que identificar que está ficando deprimido ou se sentido abatido. Aliás, quanto antes você procurar ajuda, mais efetivo será o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Se você está percebendo uma tristeza que faz você ficar desanimado e desinteressado, não tem porque ficar adiando uma conversa sobre isso. Na dúvida, vá ao Psicólogo ou ao Psiquiatra. Ou os dois logo duma vez.

É importante pensar sobre os motivos que o estão levando a esse estado de humor. Pode ser que haja algum evento ou alguma situação impactando, por exemplo, perder o emprego, dificuldades financeiras, o término de um relacionamento, e perda de um ente querido, um evento traumático, exposição em demasia ao estresse.

Condições ambientais também podem impactar. Existe, por exemplo, um tipo de depressão que chamamos de sazonal, ela está ligada à mudança das estações do ano, a pouca exposição à luz natural, ao excesso de frio, ao tempo nublado. Tem pessoas que são, também, sensíveis às condições do ambiente: bagunça, tumultuo, barulho, sujeira, cheiro, higiene. Eu por exemplo fico extremamente irritado com bagunça em casa, com poeira, com lixo que precisa ser retirado de dentro de casa. Fome, sono e falta de tomar um banho também impactam no estado de humor.

A depressão também tem bases fisiológicas. Há aspectos, por exemplo, como fatores hereditários, carência de vitaminas específicas ou alteração na transmissão de substâncias ou de estruturas neurais. Tudo isso deve ser levado em consideração.

É importante ressaltar que cada indivíduo é único e vai reagir de forma peculiar frente a situações diversas. Por isso é importante se conhecer e saber o que afeta o seu humor, o que altera o seu estado de ânimo. Identificar esses elementos ajudam bastante a entender se você tem sintomas depressivos ou uma tendencia à depressão, ou ainda outras condições emocionais que podem diminuir ou prejudicar a qualidade da sua saúde mental.

E atenção: nem sempre há um motivo específico, a depressão simplesmente pode aparecer. O estado deprimido de humor pode se dar sem um motivo óbvio ou aparente, a pessoa entra numa tristeza e não consegue explicar o porquê disso. Há uma sensação de vazio, de peso, de desesperança, falta de vontade de viver, perda de interesse em relacionamentos, em atividades que antes davam prazer (inclusive perda do interesse sexual) e tudo isso vem sem uma explicação.

Há, ainda, a depressão mascarada, o que tecnicamente chamamos de atípica. Nesse caso, em vez de mostrar tristeza, a pessoa vai levando a vida como se tudo estivesse normal: trabalha, sorri, interage com as pessoas, vai à academia, ao mercado, à Igreja, à escola etc, e não demonstra os sinais de tristeza. Por dentro ela está triste, tem alterações repentinas de humor e até sente uma alegria, uma pequena euforia ou animação de vez em quando, mas é um ânimo passageiro e rápida e instantaneamente dá lugar ao humor deprimido.

Se você está se sentindo assim, deprimido e desanimado, e isso já dura algum tempo (cerca de 10 ou 12 dias), não tenha vergonha de buscar ajuda e de falar sobre seus sentimentos. Esconder dos outros e de você mesmo o que você está sentindo é uma forma de negligenciar sua saúde mental. A depressão é muito mais frequente e comum do que você imagina e muita gente adoece de verdade porque deixou de procurar ajuda quando precisou.

Não precisa ir pra Fernando de Noronha, apenas “AJUDE-SE!” A cura não está na praia, no dinheiro, numa viagem; ela está dentro de você.

*este conteúdo é uma contribuição de Tiago Vilela, músico e psicólogo. Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , ,