SESC São José traz paisagens e lendas do sertão brasileiro por meio da dança

Tríptico Sertanejo apresenta o mundo do sertão em três partes. Espetáculo acontece no dia 8, às 20h, no SESC São José

por outrosquinhentos.com

No dia 8 de fevereiro, às 20h, o Sesc São José dos Campos recebe o espetáculo de dança Tríptico Sertanejo, da companhia DUAL Cena Contemporânea. Por meio de um mergulho no universo do sertão brasileiro, o espetáculo apresenta as várias facetas que compõem a região e formam seu imaginário.

A partir da escolha cênica de um tríptico, uma obra dividida em três partes interconectadas, a companhia teve como intuito trazer à tona as paisagens do sertão e decifrá-las junto do povo e lendas que permeiam e o compõem.

Um dos elementos trazidos para o espetáculo é o boi, que conduz o público pelas lendas femininas do cangaço e
pelos espaços vazios resultantes da Guerra de Canudos. O espetáculo também permeia os sapateados dos tropeiros e seu virtuosismo, além do baile dos centauros.

DUAL Cena Contemporânea

Criada em 2011, a DUAL realiza pesquisas artísticas a partir de mitologias e fenômenos históricos da cultura brasileira. Sua trajetória teve início com o espetáculo Duo Para Dois Perdidos, que aborda o diálogo corporal inspirado no universo de Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos. Em 2014, evocou as tensões religiosas do Brasil colonial para criar Terra Trêmula, espetáculo que propõe o encontro de Ogum com São Miguel Arcanjo em meio ao contraste de luz e sombra do barroco brasileiro.

Em 2016, mergulhou no mundo indígena, por meio de intercâmbios realizados na aldeia Guarani Guyrapa-Ju, para criar Profetas da Selva, que trata das extensas jornadas territoriais rumo a Yvy Marã Ey, a Terra Sem Mal prometida pela mitologia Guarani. Em 2017 estreou Chulos, espetáculo inspirado na mitologia ao redor das Folias de Reis e em 2018 criou Tríptico Sertanejo, que adentra os sertões brasileiros e traz à cena as complexas paisagens, mitologias e modos de ser sertanejos.

Ao longo de sua trajetória a companhia participou de importantes Mostras de Teatro e Dança em cidades do Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de Santa Cruz de La Sierra e La Paz, na Bolívia.

A apresentação acontece no Auditório. Ingressos à venda. Os preços variam entre R$9,00 e R$30,00. Classificação indicativa 14 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos

, , , , ,