SJC: Cinépolis inicia sessão inclusiva para autistas

A estreia para autista é neste 2/12 com o filme Clifford – O Cão Gigante

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos

O Cinépolis do Shopping Jardim Oriente em São José dos Campos será um dos primeiros da Rede a ter sessão específica para o público com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A estreia desta iniciativa será hoje, dia 02 de dezembro, às 13h45 com a exibição do filme Clifford – O Cão Gigante. Os ingressos já estão à venda.

A primeira sessão inclusiva adaptada terá o ambiente adequado, durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. A sala inclusiva é disponível e aberta para todo o público.

No ato da compra do ingresso o cliente é informado que se trata de uma sala inclusiva. O objetivo principal é que as sessões de cinema funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento.

Leia também: Dezembro Verde para a conscientização sobre a paralisia cerebral não deve ser esquecido

A Rede Cinépolis tomou esta iniciativa após escutar, observar e vivenciar experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e identificou que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis.

No Brasil existem pouquíssimas alternativas de entretenimentos voltados para os autistas, e tomando por base a iniciativa do CineMaterna, a Rede Cinépois decidiu criar as sessões especialmente voltadas para pessoas com TEA e seus familiares, em um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema.

Inclusão no Shopping Jardim Oriente

O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD Shopping tem sua filosofia de trabalho voltado para a inclusão e também para o público TEA, tanto que implantou no seu complexo a Sala do Afeto, em setembro deste ano.

A sala do Afeto é um ambiente aconchegante e tranquilo para os autistas relaxarem com seus pais ou responsáveis no momento de agitação e ansiedade, por estarem fora do seu ambiente de conforto.

O ambiente de inclusão conta com decoração com nuvens, cores alternadas em branco e azul, brinquedos específicos, entre eles, kits sensoriais que incluem as Fidget Toys e blocos de montagem e objetos calmantes, que ajudam a aliviar o estresse como balanço, tatame e pufes. A sala está localizada no corredor do café Cravo & Canela.

Também há no shopping mesas exclusivas na praça de alimentação e vagas de estacionamento sinalizadas destinadas às famílias com pessoas diagnosticadas com TEA.

Shopping Jardim Oriente 

Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, 10h às 22h. Aos domingos, 12h às 20h.

Hipermercado Shibata:  segunda a sábado 8h às 22h e aos domingos, 8h às 20h.  

Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , , , , ,