Sua razão de viver é o diferencial do seu negócio

Palestra de abertura do Fator X Live 2020 abordou as principais características que devem fazer parte da “razão de viver” da sua empresa

por outrosquinhentos.com

Pensar como uma grande empresa mesmo sem ser uma empresa grande. Essa é a proposta do Fator X Live 2020, maior evento de marketing de diferenciação do mundo, que teve início nesta sexta-feira (17) na cidade de São Paulo.

Pedro Superti, referência nacional da área, comanda a 4ª edição do evento que promete ajudar mais de 8 mil empreendedores a descobrirem qual a grandeza por trás de suas empresas. Para isso, o especialista em marketing de diferenciação propõe quatro etapas.

“Primeiro, você precisa descobrir o que você ama fazer. Depois, pense no que você é bom em fazer. Dentre essas coisas que você imaginou, o que você pode ser pago para fazer? Por fim, dessas suas escolhas, qual é boa para o mundo?”, ele questiona. Juntas, essas questões definem qual a “razão de viver” da empresa, conhecida na cultura oriental como ikigai.

É possível notar uma presença cada vez maior de empreendedores que encontraram seu ikigai. São empresas que estão em uma fase totalmente diferente e mais elevada do que empresas genéricas que brigam para vender o menor preço. “Estamos falando de marcas que buscam propósito e inspiração, marcas que são boas para todo o ecossistema empreendedor: para elas mesmas, para os clientes e também para o mundo”, afirma.

O Fator X Live 2020 ocorre de 17 a 19 de janeiro reúne as principais referências de mercado do Brasil e do mundo para compartilhar suas histórias e estratégias de sucesso capazes de fazer uma empresa se tornar líder de seu segmento vendendo não só um produto ou serviço, mas uma visão de mundo.

Coisas que não podem faltar no seu negócio em 2020

Pedro Superti compartilha as principais estratégias que devem fazer parte da programação dos empreendedores para o próximo ano. “É preciso ter bem claro quais foram os principais erros e acertos registrados no ano, sem deixar de levar em conta a opinião dos clientes, funcionários e de qualquer pessoa que seja impactada, direta ou indiretamente, pelo seu negócio. Agora é hora de unir forças!”, afirma.

Desenvolva mais do que apenas a habilidade técnica

Esse é um dos principais conselhos para quem atua na área empresarial, desde empreendedores de primeira viagem até os mais experientes. “Quais as mudanças que estão por vir no mercado que você atua? Quais as novas demandas dos seus clientes? Não adianta nada esperar novos resultados se você continuar fazendo sempre as mesmas coisas. Por isso é tão importante se manter atualizado”, explica o especialista.

Engajamento com a equipe

Manter um bom relacionamento com a equipe é fundamental para atrair bons resultados. Para Superti, além de ser importante despertar no cliente a vontade de se manter fiel a sua marca, o mesmo deve ser feito com os funcionários. “O bom líder é aquele capaz de descobrir e despertar o ‘superpoder’ de cada funcionário, mostrando o quanto suas habilidades fazem diferença e contribuem para o crescimento da empresa”, diz.

Outra característica importante é garantir que todos os funcionários estejam alinhados com a missão e os valores da empresa. “Sua equipe precisa querer fazer parte do seu negócio e de tudo o que você está criando. Isso vai muito além de acreditar que seu produto ou serviço é bom e tem qualidade. Isso é ter pessoas ao seu lado que acreditam no seu propósito e que estão dispostas a ir para a batalha junto com você, todos os dias, custe o que custar”.

Seja fiel a sua personalidade

Isso significa colocar em prática aquilo que você realmente acredita ao invés de seguir apenas o que está na moda ou o que dá lucro no momento. “As pessoas sentem quando você faz algo que realmente acredita e isso faz diferença. É isso que garante clientes fiéis a sua marca, fazendo com que você se diferencie e se posicione de uma maneira totalmente diferente no mercado”, afirma o especialista.

Essa, inclusive, é uma das principais estratégias por trás do marketing de diferenciação: vender algo que vai além do produto ou serviço. “As pessoas precisam comprar de você porque a experiência que sua marca proporciona é melhor do que qualquer outra. É algo sincero, real. As pessoas se identificam com coisas que fazem sentido para elas, e para conseguir isso é preciso deixar claro o que você acredita e o que isso representa”.

, , , , , , ,