Torneio de skate amador reúne atletas e admiradores

Pâmela Rosa é primeira mulher a organizar um evento de skate no país

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos
07/08/2022 15h19

Um torneio de skate amador movimentou, neste domingo (7), a pista de skate do Vista Verde, na região leste de São José dos Campos.

O Pam Am, evento promovido pela skatista e bicampeã mundial Pâmela Rosa, contou com o apoio da Prefeitura com a cessão do espaço e estrutura.

“Eu estou muito feliz de voltar na pista que eu andei pela primeira vez, na minha cidade, e fazer este evento. Poder retribuir o que esporte já proporcionou na minha vida e ajudar novos talentos à representarem o nosso país pelo mundo”, afirmou a skatista.

 

O campeonato, aberto ao público, reuniu 50 competidores –10 na categoria feminina e 40 na masculina–, com premiação para os três primeiros colocados em ambas as frentes, somando mais de R$ 20 mil em prêmios.

O destaque foi para o troféu, produzido artesanalmente com pedaços de skate. ­A obra, inspirada no Arco da Inovação de São José dos Campos, foi feita pelo designer de produtos e skatista, Renan Lazzarotti.

“Eu só trabalho com aproveitamento de pranchas de skate. Então, é sensacional participar com esse tema dentro de um campeonato, unindo duas paixões”.

Girl Power  

Na categoria feminina, a mulherada deu um show e foi muito bem representada por 10 atletas.

Aos 23 anos, Thaís de Oliveira Ramos é instrutora de skate no Centro da Juventude em São José.

A jovem conta que começou a praticar a modalidade com quinze anos e, desde então, busca estar envolvida no meio.

Para ela, torneios amadores são importantes para dar mais visibilidade e apoio para a categoria.

“Todas as meninas que andam são inspiração pra mim. O circuito feminino está crescendo, mas ainda tem pouco. Eu acho que eventos assim incentivam a mais meninas andarem de skate”.

Positividade

Os dizeres ”Positividade, atitude e movimento” nortearam o evento. Na pista, o clima foi realmente esse, de muito skateboard e parceria.

Competidores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, e de diversas cidades do Brasil participaram do torneio.

De São Paulo, Matheus Teixeira, 25 anos, chegou em São José na sexta-feira (5) e conseguiu fazer o reconhecimento da pista antes da competição e se surpreendeu com a qualidade.

“Pista perfeita, na minha região não tem pistas assim. Então, eu fiquei igual uma criança aqui”, afirmou Matheus.

“A gente tem muito talento, mas poucos conseguem ter o alcance. Aqui nós temos uma visibilidade muito grande. É só aproveitar mesmo e andar de skate”, acrescentou sobre o evento.

Quem também compareceu para prestigiar o torneio amador foi um dos maiores nomes do skate brasileiro, Sandro Dias, o Mineirinho.

“A nova geração, a maneira como está hoje, é muito importante para fortalecer a cena e as modalidades que antecedem o profissional. Eu fico muito feliz de ver a Pâmela realizando esse evento”, disse Sandro.

Incentivo

Localizada na Rua Cidade de Lima, s/n, a pista do bairro Vista Verde foi entregue totalmente reformada no último mês de maio.

A Prefeitura investiu R$ 181 mil em novas rampas, sinalização e pintura. Ainda neste ano, outras duas pistas para a prática esportiva serão reformadas e modernizadas, no Centro da Juventude e no Poliesportivo Cerejeiras.

Hamilton Freitas Filho gerencia a carreira de Pâmela há 11 anos, e destaca a parceria com a Prefeitura.

“O nosso objetivo é continuar trazendo eventos para a cidade e devolver para São José tudo que a cidade proporcionou. A Pâmela não quer apenas conquistar para ela, quer compartilhar com a comunidade e a nossa comunidade é a cidade”.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , , , , ,