Transforme sua casa em um ambiente sustentável

Mudanças na estrutura e implantação de sistemas de reciclagem garantem o consumo consciente dos recursos naturais

Da Redação

Pequenas mudanças em uma casa podem ajudar na redução do impacto da atividade humana ao meio ambiente, aumentar a qualidade de vida dos moradores e ainda proporcionar economia nos gastos mensais. Para isso, é preciso entender que as construções podem se beneficiar do ambiente ao seu redor para se tornar confortáveis e sustentáveis ao mesmo tempo.

Danielle de Moraes Brandão Castilho, docente da área de arquitetura e urbanismo do Senac São José dos Campos, destaca que a iluminação natural é a principal redutora de custos com energia elétrica. “Apostar em janelas amplas e claraboias dispensa a necessidade de acender a luz durante o dia. A pintura também interfere na claridade. Tons claros, neutros e suaves têm menor capacidade de absorver o calor e maior capacidade de refletir a luz”, explica.

Contudo, não somente as cores bastam para promover economia. Lâmpadas com grande eficiência energética, como as LED, fazem a diferença. “A escolha do piso merece a mesma atenção. É preciso saber a diferença dos modelos frios, que não retêm calor, como o porcelanato, e dos modelos quentes, retêm calor, como madeira e laminado. A escolha correta resulta na economia, já que evita a compra e a utilização de ar condicionado, ventiladores e aquecedores”, conta.

Danielle ressalta ainda que a vegetação no lar é multifuncional, podendo fazer parte da decoração, proporcionar relaxamento e ir além disso. “Ao cultivar alimentos orgânicos, caem os custos no supermercado e há significativa melhora na qualidade dos alimentos consumidos. Outra ideia é criar uma composteira ou um minhocário para gerar substrato e reduzir o desperdício e envio de restos de comida para os lixões”, enfatiza.

A partir desse mesmo conceito de reciclagem, a instalação de uma cisterna – que recolhe água da chuva para reuso – otimiza o gasto de água, evitando ainda a ocorrência de enchentes e outros problemas naturais criados pela quantidade de solo impermeável que existe no meio urbano. “Para essa e todas as outras medidas apresentadas, a contratação de um profissional de arquitetura ou design de interiores contribui para um projeto sustentável mais completo e com menor custo, aproveitando as possibilidades naturais do ambiente”, finaliza.

Veja outras dicas para tornar sua casa em um projeto sustentável

·         Utilize bacias sanitárias com duplo acionamento (3 e 6 litros);

·         Use redutor de vasão e arejador nas torneiras;

·         Reduza resíduos de obra, por meio do planejamento prévio em projeto;

·         Reutilize e recicle materiais;

·         Use placa solar para aquecimento de água;

·         Utilize eletrodomésticos com Selo Procel de Economia de Energia (o selo varia de A a G, onde A significa que o equipamento é mais eficiente).

, , , , ,