Turismo Genealógico: uma novidade para quem busca resgatar sua história

Imagine participar de uma experiência que mistura Turismo e História? Agora, imagine se esta história for sobre suas origens e seus antepassados?

por Patricia Mora, para outrosquinhentos.com*

É assim que funciona o Turismo Genealógico, nicho do Turismo Cultural que funciona como uma oportunidade de resgate de origens e descoberta de laços com antepassados e pessoas que fazem parte da construção de quem somos.

A ideia surgiu de uma demanda de descendentes que sentem vontade de conhecer sua terra de origem – a Itália -, sobre a qual sempre ouviram falar por meio de histórias de seus pais e avós. A viagem de retorno é fundamental para descobrir essas raízes. Catia Dal Molin, Mestre em História e fundadora do projeto Gens Turismo Genealógico Itália faz parte do grupo histórico Le Arti per Via, de Bassano del Grappa, em Vicenza, na Itália, e está à frente deste lindo projeto. Há muitos anos é empenhada em divulgar a história e a cultura dos seus antepassados.

Leia também: Quer saber tudo sobre cidadania italiana e europeia? Conexão Brasil-Itália em outrosquinhentos.com, a coluna de Patricia Mora está no ar

O objetivo da novidade é proporcionar uma experiência emocionante e plena de memórias, registros, fatos e informações que, certamente, surpreenderão os ítalo-descendentes por meio de um programa único e personalizado que toca todos os sentidos para fazer da viagem das origens uma experiência marcante.

A partida ocorre da cidade onde nasceu o antepassado, vivendo plenamente a cultura local de acordo com as exigências e as expectativas de cada cliente. Repercorrendo os lugares dos nossos nonnos, reconstruímos nossa essência e, certamente, por meio do Turismo Genealógico, o turista descobre algo que o pertence, suas memórias afetivas, suas raízes e a história da sua família e dos seus antepassados.

Nesta parceria, a empresa Ser Italiano, que há quase 10 anos oferecendo serviços relacionados ao processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, fica responsável por fazer a pesquisa sobre os antepassados da família, descobrindo as origens e costumes da época. Com nosso trabalho, é possível resgatar as raízes e, junto à Gens, montar um roteiro de atrações que proporcionam ao descendente uma imersão na cultura italiana e uma experiência única.

*Os textos dos colunistas são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião de outrosquinhentos.com
Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte do grupo OutrosQuinhentos no Whatsapp! É fácil, é rápido e é grátis! Envie QUERO para o nosso whatsapp (12) 99190 6677 ou clique aqui e entre direto no grupo.



, , , , ,