Universidade no estado de SP inicia atendimento psiquiátrico a profissionais da saúde

Iniciativa é focada em trabalhadores envolvidos na cadeia assistencial da Covid-19

por outrosquinhentos.com

A Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho da Unesp (CSST) colocou em ação o Programa Especial de Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores de Saúde da Universidade envolvidos na cadeia assistencial de pacientes com COVID-19. A iniciativa tem a colaboração da Seção Técnica de Saúde do câmpus de São José dos Campos e o apoio do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unesp, no câmpus de Botucatu.

Esses trabalhadores incluem todos os que compõem a cadeia assistencial a esses pacientes e seus familiares e, ainda, os que lidam com secreções e resíduos corporais: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de laboratório e de patologia, técnicos de exames complementares e de radioimagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pessoal de limpeza, motoristas e outros que, em decorrência de seu Rol de Atividades e atividades atualmente desempenhadas, efetivamente tenham que entrar em contato direto com portadores da COVID-19 ou pessoas em investigação por suspeita de COVID-19.

O objetivo do Programa é cuidar do estado de saúde mental dos trabalhadores de saúde de toda a Unesp envolvidos com cuidados diretos de pacientes com COVID-19 (suspeitos ou confirmados).

O Programa será desenvolvido inicialmente através de telemedicina pela equipe de Psiquiatras da CSST, por psiquiatras voluntários do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unesp e por psicólogo da Seção Técnica de Saúde do câmpus de São José dos Campos. Em caso de necessidade, o atendimento por telemedicina será transferido para atendimento presencial.

Esses Profissionais de Saúde Mental atenderão tanto a demanda espontânea dos servidores que sentirem a necessidade desse atendimento quanto os encaminhamentos feitos por supervisores e chefes que identificarem a necessidade em seus subordinados ou colegas (desde que estes aceitem o encaminhamento).

Como solicitar atendimento

O contato para atendimento deve ser feito pelo e-mail saudementalcovid19@unesp.br. Logo após o recebimento da solicitação de atendimento, um dos profissionais da equipe entrará em contato com o solicitante para iniciar o atendimento inicial.

O público-alvo é formado por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de laboratório e de patologia, técnicos de exames complementares e de radioimagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pessoal de limpeza, motoristas e outros trabalhadores que, em decorrência de seu rol de atividades e/ou atividades atualmente desempenhadas, tenham que entrar em contato direto com portadores da COVID-19 ou pessoas em investigação por suspeita de COVID-19.

Todas as etapas do programa estarão sujeitas aos procedimentos que asseguram a confidencialidade das informações, conforme a regulamentação da CSST.

, , , , , , , ,