Veterinária ensina a identificar se o cão está com excesso de peso

Embora seja recomendada a prevenção do ganho de peso, nunca é tarde demais para iniciar um programa de perda de peso em um cão com sobrepeso

Da Redação

Cães com excesso de peso são um problema crescente, mesmo para os tutores de animais de estimação mais atentos e, com isso, vem uma série de preocupações. Assim como ocorre com as pessoas, o cão com excesso de peso, muitas vezes, enfrenta inúmeros problemas de saúde ou a exacerbação de doenças já existentes. “Embora seja recomendada a prevenção do ganho de peso, nunca é tarde demais para iniciar um programa de perda de peso em um cão com sobrepeso/obesidade. Saber como ajudar seu cão a perder peso é tão importante quanto reconhecer que isso precisa ser feito”, explica Brana Bonder, supervisora de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition.

 Como um Cão Adquire Excesso de Peso

Acredita-se que a causa número um de cães com excesso de peso seja o fornecimento de alimento em excesso e a falta de exercícios. Algumas raças também são mais propensas ao ganho de peso, como golden retrievers, buldogues e cocker spaniels.

Enquanto alguns podem pensar que um cão rechonchudo é bonitinho, o peso extra causa estresse nos ossos e nas articulações e aumenta a resistência insulínica, doenças cardíacas, pressão alta e câncer, como menciona a National Canine Cancer Foundation. Além disso, você pode achar que seu cão está menos tolerante ao calor ou tem dificuldade para respirar. Estas são apenas algumas das consequências comuns relacionadas ao excesso de peso.

Como Você Pode Saber

A melhor forma de saber se o cão está acima do peso ou não, é procurar ajuda profissional. “Idealmente, seu veterinário pode ajudá-lo a fazer esse julgamento. Mas entre as visitas, você pode procurar alguns sinais em casa. Não importa a raça do seu cão, você deve ser capaz de sentir todas as costelas dele sem uma espessa camada de gordura sobre elas. O peito do seu cão também deve ser mais largo do que o abdômen, com uma notável protuberância do peito ao estômago. Um cão com excesso de peso geralmente não tem cintura e não há distinção entre o tórax e o abdomên”, explica.

A veterinária acrescenta que a condição corporal do animal é classificado em uma escala numérica de 9 pontos (1 a 9). “É fundamental a inspeção visual e palpação do animal. Por meio da palpação de locais pré definidos, como costelas, deve-se avaliar o quanto de pressão está sendo feito para que seja possível sentir os ossos. Quanto maior a pressão, maior camada de tecido adiposo o animal tem”, segundo a Dra. Brana.

O Que Você Pode Fazer

Felizmente, há uma variedade de opções disponíveis para ajudar o cão com excesso de peso. É importante lembrar que essas são mudanças de estilo de vida que você precisa fazer, assim como os ajustes que você faria para alcançar um peso mais saudável.

1)    Movimentar-se

Todos os cães, não apenas um cão com excesso de peso, precisam de exercício físico para sua saúde mental e física. O exercício pode ajudar a combater (e prevenir) o ganho de peso excessivo. Mantenha os programas de exercícios programados e faça o seu melhor para encontrar algo que ele goste e você não apenas verá uma melhora no peso do seu cão, mas também em sua mente.

2)    Programar as refeições

Isso soa como uma dica, mas na verdade são duas. Se você tem um cão com excesso de peso, é provável que ele esteja comendo mais do que realmente precisa. Primeiro, você quer ter certeza de que seu cão faça a refeição em horários programados ao longo do dia. Deixar o cão comer o dia inteiro significa que você não sabe o quanto ele está consumindo e, possivelmente, é demais.

Isso nos leva à segunda parte – o controle da porção. Segundo Brana, nesse momento o veterinário é fundamental para estabelecer o programa de perda de peso adequado e determinar a quantidade necessária a ser oferecida diariamente. Além da quantidade, saber qual o alimento ideal para essa fase. Lembre-se, o que parece pouco para você provavelmente vai encher o estômago do seu cão substancialmente. Se você não tiver certeza sobre o tamanho adequado da porção, verifique com seu veterinário para confirmar. Além disso, considere quantas guloseimas seu cão recebe por dia e subtraia-as de suas refeições diárias.

3)    Certifique-se Que Todos Estão a Bordo

Todos em casa precisam estar na mesma página quando se trata do peso do cão. Se o animal está com excesso de peso e alguém está dando guloseimas extras ou alimentando-o até um pouco mais do que ele precisa em suas refeições diárias, você não vai ver muito progresso na perda de peso. Certificar-se de que todos estão envolvidos no plano é tão importante quanto o esforço que você faz em relação à mudança. “O engajamento da família é fundamental, caso contrário, a perda de peso não será efetiva”, diz Brana.

4)    Acompanhamento

Segundo Brana, o acompanhamento com o médico-veterinário é essencial para que seja avaliado a condição corporal, peso corporal e a condição muscular do animal. Assim como você se pesaria regularmente se estivesse tentando perder peso, acompanhar o progresso do seu cão é importante para o sucesso. Nesse momento, o profissional avaliará o manejo e estipulará o que deverá ser mantido ou modificado no protocolo de perda de peso.

5)    Mantenha-se Forte

É difícil para alguns tutores colocar seus cães com sobrepeso/obesidade em um programa de perda de peso. Comida é amor para algumas pessoas e todos os tutores adoram agradar seus cães e vê-los felizes. Apenas lembre-se : o seu cão não pensa ou sente que você o ama menos do que deveria se você  instituir um novo manejo alimentar. Você não precisa se sentir culpado! Mesmo que o seu cão adore comida, você pode substituir a diversão que compartilha com petiscos por brincadeiras e exercício.  “Existem outras formas de demonstrar amor, além de fornecer o alimento. O momento do exercício, na verdade, te proporciona uma interação a mais com o animal. Então, será importante para perder peso, mas também será bom para o relacionamento tutor e animal’, acrescenta a veterinária.

Se você está tendo dificuldades para ajudar seu cão a atingir um peso saudável, entre  em contato com  seu veterinário. Eles farão recomendações de alimentos específicos  e te ajudarão a garantir que seu cão esteja recebendo uma nutrição adequada. Um cão com excesso de peso não é um animal saudável nem feliz e os perigos relacionados ao excesso de peso crônico são grandes demais para serem ignorados. Embora possa ser um trabalho árduo, manter seu cão com um peso saudável garantirá uma vida inteira de saúde e alegria para vocês dois.

, , , , , ,