Vicentina Aranha será atração do City Tour deste sábado

Vicentina Aranha representa um espaço fundamental de preservação ambiental e cultural de São José

Da Redação | outrosquinhentos.com | São José dos Campos | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
20/09/2022 20h22

O City Tour do próximo sábado (24) programou uma visita guiada pelo Parque Vicentina Aranha. Moradores e turistas poderão conhecer melhor a história do antigo sanatório, atualmente patrimônio histórico de São José dos Campos.

O passeio é gratuito e inclui no roteiro visitas a várias atrações do parque. Os participantes também terão a oportunidade de fazer uma trilha guiada pela área verde do Vicentina Aranha.

A visita contará com apoio e orientação de guias especializados e terá duração de cerca de 3 horas, com início às 9h.

As inscrições podem ser feitas até 12h de sexta-feira (23) pela Central 156, no Quiosque do Turismo, localizado na Orla do Banhado, ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Patrimônio

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Sua inauguração ocorreu em 27 de abril de 1924 pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina e foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o antigo sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.

Mais informações sobre o Parque Vicentina Aranha podem ser acessadas pelo site.

Quer ficar por dentro de tudo o que fazemos e receber nossas novidades primeiro? Faça parte da lista de Assinantes OutrosQuinhentos! É fácil, é rápido e é grátis! Clique aqui e se informe com as boas notícias e o que há de mais importante em São José dos Campos e Vale do Paraíba!


, , , ,