Você sabe resolver problemas e tomar decisões?

Mercado exige que profissionais resolvam problemas e tomem decisões: saiba mais sobre essas competências

Da Redação | outrosquinhentos.com | São Paulo

Uma das competências exigidas para profissionais e gestores, no atual mercado de trabalho, é a tomada de decisão. Com um mercado tão dinâmico e com alta concorrência, a tomada de decisão assertiva é primordial para o sucesso das organizações.

Para o professor do curso on-line gratuito “Resolução de Problemas e Tomada de Decisão” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Paulo Henrique Falco Ortiz, podemos definir a tomada de decisão como uma competência e um conjunto de habilidades, muitas adquiridas com a experiência e outras desenvolvidas em cursos e treinamentos.

“A resolução de problemas deve ser trabalhada com ferramentas que facilitam o processo decisório e, claro, com métodos desenvolvidos pela própria empresa”, explica.


Que tal ler essa também? LinkedIn: Uma ferramenta profissional importante durante o período de distanciamento social

Paulo diz que cada empresa enfrenta problemas e conflitos distintos, dependendo do seu mercado, da sua cultura, das pessoas que fazem parte da organização e do momento econômico que o país atravessa.

Para enfrentá-los, é importante que o gestor tenha perfil de quem assume riscos, conhece bem a empresa e o mercado em que ela está inserida, escuta e busca conselhos com outros colegas, ou seja, está aberto a novos aprendizados.

“É um gestor que transmite segurança e sabe o quanto é urgente tomar a decisão correta. Podemos encontrar problemas, alguns muito parecidos, em uma empresa e em outra, mas de fácil solução, que chamamos de decisões programadas. Mas, a grande maioria dos problemas que ocorrem nas empresas são mais complexos e exigem preparo para solucioná-lo”, opina.

Curso Gratuito

Para preparar os gestores para a tomada de decisão, a FECAP oferece o curso on-line gratuito “Resolução de Problemas e Tomada de Decisão”. O curso tem carga horária de 4 horas/aula e oferece certificado de conclusão, se o aluno obter aproveitamento mínimo na avaliação.

Para se inscrever, basta acessar o site: https://www.fecap.br/curta-duracao/resolucao-de-problemas-e-tomadas-de-decisao-1/

O objetivo do curso é conhecer e aplicar algumas formas e metodologias para a tomada de decisão em situações estruturadas e não estruturadas; além de desenvolver conhecimento em estratégias e métodos aplicados a resolução de problemas e ao processo decisório, resultando na tomada de decisão.

Para que o profissional desenvolva essa competência, deve compreender a dinâmica dos negócios e como ocorre o processo decisório. Com esses elementos torna-se possível solucionar problemas com rapidez e equilíbrio, resultado de uma tomada de decisão assertiva.

O professor

Paulo Henrique Falco Ortiz é Administrador (CRA 98683), Pós-graduado em Gestão de Negócios, Mestre em Administração de Organizações, professor de Pós-Graduação e EaD da Fundação Álvares Penteado (FECAP), docente convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie para os cursos de Pós-Graduação e da Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Grupo de Excelência de Gestão de Instituições de Ensino Superior GEGIES/CRA-SP – Conselho Regional de Administração – SP.

É coautor dos livros “O Jeito Brasileiro de Administrar & A Globalização” (2013); “Manual Orientativo para Gerenciamento de Riscos ambientais nas Empresas e Gestão do FAP – Fator Acidentário de Prevenção” (2015) e “Administração: Avanços e Desafios” (2015).

Sócio-diretor do Instituto de Livre Formação Empresarial – ILife, empresa de consultoria em Gestão Empresarial, atuando nas áreas de Estratégia Empresarial, Gestão de Pessoas e Novos Negócios com mais de 10 anos no mercado.



, , ,