Mulher&

Conheça sintomas que podem sinalizar o início da menopausa

Mesmo com mais de 1 milhão de mulheres enfrentando a menopausa ao redor do mundo, temática segue sendo tabu entre a maioria do público feminino

Os incômodos causados pelo climatério e menopausa são um processo natural do corpo humano, ainda assim, grande maioria das mulheres desconhece o assunto. Essas mulheres seguem sendo guiadas por dados sem comprovação cientifica contados repetidamente, e que acabam dificultando significantemente o processo de enfrentamento desse momento natural e inevitável da biologia feminina.

A médica ginecologista, Dra Beatriz Tupinambá, constata que além da falta de conhecimento, mulheres enxergam a menopausa como um período muito temido, e sem solução, quando na verdade tem tudo pra ser a melhor fase da vida.

Pensando em informar e facilitar a vida de mulheres com dúvidas sobre todas essas mudanças em seus corpos e rotinas, listamos aqui 5 sintomas que podem sinalizar o início da menopausa:

1.Ondas de calor

Essa é uma das principais queixas feitas pelas mulheres. O fogacho surge de forma inesperada e causa crises de calor que se manifestam principalmente na parte superior do tronco, o pescoço e o rosto.  Em alguns casos, também, provoca suor excessivo e vermelhidão no rosto. A sensação dura em média 4 minutos e geralmente surge por mais de um ano, e em alguns casos, por mais de cinco anos.

2. Menstruação irregular

Talvez uma menstruação irregular seja o primeiro e principal motivo que leve a suspeita da chegada da menopausa. A baixa hormonal impede que o útero se prepare regularmente para engravidar, fato que interfere diretamente no ciclo menstrual. Porém, em alguns casos, mulheres apresentam um ciclo regular até a menopausa.

3.Alterações do sono

Um sono regulado tem relação direta com a produção de estrogênio. Por isso, é normal que a mulher em fase de menopausa sinta dificuldade para dormir como antes. As ondas de calor também interferem na qualidade do descanso, já que muitas vezes, ocorrem durante a noite.

4.Oscilações de humor

Nesta fase mudanças de humor repentinas também são muito comuns. Os hormônios responsáveis pelo funcionamento do sistema nervoso central são exatamente o estrógeno e a progesterona, que ficam em baixa na menopausa. Irritabilidade, melancolia e ansiedade são sintomas podemos observar nessa fase.

5.Diminuição da libido

Sabemos que o desejo sexual tem importante papel na saúde e bem estar da mulher, mas com a queda nos níveis de estrogênio acarretados pela menopausa, a libido da mulher pode ficar comprometida durante essa fase.

Ao identificar todos ou alguns dos sintomas citados no dia a dia, recomenda-se a busca por um médico especialista no assunto. Para a Dra. Beatriz, com conhecimento e assistência profissional adequada, a menopausa tende a ser a melhor fase da mulher, e cita vantagens como o fim dos ciclos menstruais, TPM, preocupação com período fértil, maior tempo de autocuidado, maturidade e homônimos administrados como algumas das vantagens.

“A gente precisa trabalhar também o psicológico. Olhar a menopausa por outro ângulo e perceber que sim, a menopausa pode ser a melhor fase que podemos viver. A gente entra na menopausa na metade da nossa vida, e não precisamos nos manter na segunda metade dela indispostas, com calores, ressecamentos, queda de libido, entre outros, porque simplesmente deixamos de alimentar nossas células de hormônios por 50 anos.”

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *