quinta-feira , 11 julho 2024
Vida e Saúde

Mitos e verdades sobre queda capilar

Lavagem capilar diária faz o cabelo cair

MITO!

A Dra. Amanda Oliveira, biomédica, diz que pelo contrário, lavagem capilar todos os dias faz bem aos fios, pois o couro cabeludo precisa sempre estar muito bem limpo e oxigenado, o ideal é lavar o couro todos os dias, ou dia sim dia não. Desta maneira favorecemos a circulação sanguínea da região e a obstrução dos poros.

Usar boné dá queda capilar?

MITO!

Não há estudo que comprova que o uso de boné causa queda nos cabelos, explica a Dra. Amanda, mas é certo que o uso frequente de boné, contribui para o aumento da oleosidade, caspa e até dermatites, pois o abafamento causa a proliferação de microorganismos que inflamam o couro cabeludo e resultam na queda.

O uso de Box Braids e penteados apertados, pode causar queda nos cabelos? Mito ou verdade ?

VERDADE!

O uso desses artefatos e penteados ao longo dos meses, pode causar queda de cabelo e até Alopecia por tração (queda de cabelo irreversível), o ideal, segundo a Dra. Amanda, é prender os cabelos mais frouxo e usar penteados por um período menor de tempo, uma ocasião especial por exemplo.

A queda de cabelo é hereditário?

DEPENDE!

Para a Dra. Paula Domingos Losinno, Fisioterapeuta Dermatofuncional da Sabalk, quedas com o diagnóstico de Alopecia Androgenética por exemplo, tem origem genética e hereditária. Entretanto, nem sempre significa necessariamente que a calvície se manifestará.

Raspar ou cortar os cabelos fortalece os fios?

MITO!

A Dra. Losinno esclarece que raspar ou cortar os cabelos não influencia no folículo piloso, no máximo, irá fazer os fios nascerem mais grossos dando a falsa sensação de aumento da densidade.

✅ Leia também:  Jejum intermitente acelera a queima de gordura?

Calvície não tem tratamento

MITO!

Hoje existem diversos tratamentos para homens e mulheres, podendo ser medicamentoso ou cirúrgico. Sendo o medicamentoso muito importante para impedir a progressão da perda capilar.

Abaixo as Dras. Paula e Amanda, passam dicas para a saúde capilar:

  • Evite manter por longos períodos o cabelo preso, isso aumenta a pressão sobre os folículos capilares, deixando os fios mais fáceis de se romperem.
  • Evite dormir com o cabelo úmido, isso favorece a proliferação de bactérias e fungos
  • Óleo essencial de alecrim: Estudos mais recentes revelam que o alecrim ajuda diretamente contra a queda capilar. De acordo com os estudos, seus efeitos possuem ação de melhoria na circulação. (Massageie uniformemente no couro cabeludo após o banho).
  • A bardana ( Arctium lappa ) é uma planta medicinal, muito utilizada para tratamento de inflamações, infecções na pele, acne, oleosidade, úlceras, melanoma e uma série de enfermidades, por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes é indicada para queda de cabelo. (basta comprar as folhas em uma casa de produtos naturais, preparar o chá e após esfriar colocar na misturinha do shampoo e levar os cabelos frequentemente).
  • Evitar submeter o couro cabeludo a temperaturas muito quentes, como por exemplo: Excesso de sol, água muito quente e secador muito próximo a raiz, o calor em acesso pode gerar inflamação do couro cabeludo o que resulta na queda, aumento da oleosidade e afinamento dos fios.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *