quinta-feira , 11 julho 2024
Carreira

O que ter na ponta da língua em uma entrevista estrangeira

Perguntas pessoais e sobre a empresa são as mais frequentes em entrevistas estrangeiras, defende especialista  

Com a ascensão do trabalho remoto, principalmente depois da pandemia, as entrevistas internacionais se tornaram uma prática comum para profissionais que buscam oportunidades de trabalho. Por isso, preparar-se para responder de maneira eficaz às perguntas dos recrutadores estrangeiros é importante para se destacar em um ambiente profissional altamente competitivo e que pode trazer novos rumos para a sua carreira. “A preparação cuidadosa para uma entrevista é a chave para impressionar recrutadores. Estudar os diferentes processos seletivos, pesquisar sobre a empresa e os seus valores são fundamentais para se sobressair”, salienta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe.

A executiva compartilha quatro pontos importantes para uma entrevista de emprego em companhias de fora do Brasil. Confira:

1 – Saiba ressaltar os seus pontos fortes

A solicitação mais frequente em uma entrevista de emprego e que pode gerar muitas dúvidas é o quanto você pode contribuir para aquela posição. Destaque suas habilidades e realizações profissionais relevantes para a vaga, enfatizando como suas competências se alinham aos requisitos do cargo. Esse é o momento de exaltar suas qualidades, portanto, demonstre confiança e mostre como sua experiência pode contribuir positivamente para a empresa.

2 – Match com a vaga ofertada

Outra pergunta que muitas vezes é feita pelos recrutadores é: por que se candidatou para a vaga? Nisso, procure demonstrar o quanto você se adequa para aquela vaga em específico, faça isso mostrando argumentos da sua experiência prévia ou trazendo alguns cases de sucesso.  Explique como suas habilidades e valores podem colaborar para atingir os objetivos da empresa, mostrando comprometimento e adequação à cultura organizacional.

3 – Estude os valores e a missão da empresa

Os recrutadores pressupõem que chegar à etapa da entrevista demonstra interesse por parte do candidato. Portanto, muitos deles querem saber até onde o trabalhador conhece a companhia na qual quer trabalhar. Saber detalhes sobre a futura empresa pode demonstrar preparação, então pesquise e compreenda seu funcionamento antes mesmo de enviar o currículo. Aproveite o bate-papo para tirar dúvidas sobre o negócio e a vaga, o que também indica disposição.

➡️ Leia também: Apesar da alta demanda, último Bitcoin só será minerado em 2140

4 – Trabalho em equipe

Uma das perguntas mais frequentes também está relacionada a como você trabalha em equipe. Ao ser questionado(a), destaque situações específicas em que sua colaboração foi efetiva, evidenciando como os objetivos compartilhados são alcançados. Enfatizar a comunicação clara, flexibilidade e a capacidade de motivar colegas demonstra aspectos positivos para um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *